Título: Crivella é proibido de usar imagens de Lula
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/08/2008, Nacional, p. A11
Para juiz, presidente só pode aparecer em programa eleitoral de candidato de seu partido
A Justiça Eleitoral proibiu o senador Marcello Crivella (PRB), candidato à Prefeitura do Rio, de usar a imagens ou áudios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) em seus programas eleitorais. Na fundamentação da decisão, o juiz Cezar Augusto Rodrigues Costa, do Tribunal Regional Eleitoral, afirma que as imagens revelam ¿apoio claro, veemente e eloqüente do presidente Lula e do governador Sérgio Cabral à campanha de Crivella, de outro partido que não os destes, o que é vedado por lei¿.
A decisão atendeu a pedidos de liminares impetrados pelo PT e pela coligação que apóia a candidatura do peemedebista Eduardo Paes. Para mostrar que Crivella teria bom relacionamento com o governador e o presidente, o programa mostrava 34 segundos de cenas em que o senador aparecia ao lado de ambos.
A imagem de Lula tem sido explorada por candidatos em todo o país, e não apenas da base aliada. Em São Paulo, ele já foi citado como ¿parceiro¿ por Gilberto Kassab (DEM) e Geraldo Alckmin (PSDB), além da petista Marta Suplicy.
Em Curitiba, o tucano Beto Richa também já se referiu ao presidente como ¿bom parceiro¿. Candidata do PT na mesma cidade, Gleisi Hoffmann exibe à exaustão um depoimento em que Lula diz que ela, se for eleita, ¿saberá fazer um governo moderno e humano¿.
Em Belo Horizonte, os três principais candidatos, Márcio Lacerda (PSB), Jô Moraes (PC do B) e Leonardo Quintão (PMDB), usam imagens do presidente e fazem referências a ele na TV.
Líder do PC do B na Câmara dos Deputados, Jô Moraes faz parte do conselho político da Presidência. Na última reunião, aproveitou uma brecha dada pelo próprio Lula e sacou o celular para tirar uma foto abraçada ao presidente. A imagem vem sendo usada na campanha pela televisão.
No Recife, Lula tem aparecido nos programas de seu correligionário, João da Costa, e de Carlos Eduardo Cadoca, do PSC.
Como Lula não quis declarar apoio a nenhum candidato em Porto Alegre, a petista Maria do Rosário teve de apelar à imagem de um abraço e um beijo na testa que recebeu do presidente recentemente. Manuela D'Ávila, do PC do B, também já exibiu uma foto ao lado do presidente.
PEDRO DANTAS, EDUARDO KATTAH, ELDER OGLIARI, ANGELA LACERDA E EVANDRO FADEL