Título: Economia alemã recua no 2º tri
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/08/2008, Economia, p. B11
A economia da Alemanha apresentou contração no segundo trimestre, pressionada pela cautela dos consumidores e queda na atividade de construção, segundo dados divulgados ontem pelo Escritório Federal de Estatísticas. O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,5% no trimestre, ajustado pelos efeitos sazonais, depois de subir 1,3% no intervalo anterior.
Também a confiança empresarial na Alemanha teve resultado ruim em agosto, atingindo o menor nível em três anos, enquanto o índice que mede as expectativas das empresas caiu para o menor patamar desde fevereiro de 1983, quando a Alemanha estava em recessão. O índice IFO alemão caiu para 94,8 em agosto, de 97,5 em julho. O índice que mede as expectativas caiu para 87,0, de 89,9 em julho. O indicador sobre a situação atual recuou para 103,2 em agosto, de 105,6 em julho.
Depois desses nú,eros, crescem as avaliações de que o Banco Central Europeu vai baixar os juros. O BCE tem sido bem austera desde o início da crise. Ficou longe dos movimentos de relaxamento do Fed e do Banco da Inglaterra.