Título: Controle dos ônibus em Brasília
Autor: Barbosa, Mariana
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/08/2008, Economia, p. B20

O braço de transporte urbano do Grupo Canhedo, a Viplan - Viação Planalto, controla cerca de um terço dos ônibus que circulam por Brasília e pelas cidades satélites. São 639 veículos, de um total de 2.337, segundo dados da Secretaria de Transportes do Distrito Federal. Mas, nos próximos anos, a companhia perderá uma boa fatia desse mercado.

Em 2007, a Viplan foi punida por sua incapacidade de responder à determinação do governo do Distrito Federal de trocar 160 de seus ônibus por unidades zero quilômetro até o final de abril. Segundo a Secretaria de Transportes, mesmo tendo entregue 80 ônibus posteriormente, a empresa vai perder 160 de suas unidades em circulação. Esse volume será disputado em licitação por suas concorrentes.

Presidida por Wagner Canhedo Filho, a companhia não expõe abertamente seu desempenho no setor. A empresa não divulga seus resultados e seu site na internet está ¿em construção¿. Entretanto, as notícias publicadas sobre a empresa no último ano indicam que o setor jurídico é um dos mais demandados no grupo.

Em maio, Canhedo Filho foi preso na garagem da empresa, em Brasília, por não ter pago uma dívida trabalhista de R$ 400 mil. Em março de 2007, o mesmo Canhedo Filho havia sido condenado a um mês e cinco dias de prisão pelo Juizado Especial Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal por desobedecer à ordem judicial de vender passes estudantis em sua empresa. Canhedo Filho também preside o Sindicato das Empresas de Transportes de Brasília (Setransp).