Título: Indústria cresce 7,6%, diz o Ipea
Autor: Monteiro, Tânia; Graner, Fabio
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/08/2008, Economia, p. B11

Estimativa é para julho, ante o mesmo mês de 2007

Jacqueline Farid, RIO

O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) projeta uma expansão de 7,6% na produção industrial em julho, ante o mesmo mês do ano passado. Na comparação com junho, na série com ajuste sazonal, o instituto espera alta de 0,3%.

As projeções foram divulgadas ontem no Indicador Ipea de Produção Industrial, coordenado pelo economista Leonardo Mello de Carvalho, do Grupo de Análise e Previsões da Diretoria de Estudos Macroeconômicos. Os resultados da produção industrial de julho serão apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça-feira, dia 2.

O documento do Ipea destaca que, em julho, todos os indicadores setoriais utilizados no modelo de previsão da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) apresentaram crescimento na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Na margem, o resultado (0,3%) ¿indicou uma pequena acomodação¿.

Mello de Carvalho destaca ainda, no documento, que entre os indicadores setoriais ¿mais uma vez a indústria automotiva aparece como principal motor do crescimento¿, com aumento de quase 20% na produção em julho ante igual período do ano passado, segundo dados já divulgados pelo setor.

Outro indicador antecedente citado pelo economista é a produção de papelão, que, após encerrar o primeiro semestre estagnada, apresentou pequena recuperação em julho, com crescimento na margem de 0,5% em relação a junho.

O coordenador do Ipea também comenta os resultados da produção industrial de janeiro a junho. Segundo ele, ¿a produção industrial encerrou o primeiro semestre de 2008 mantendo um ritmo de crescimento ainda bastante elevado¿.

O economista destaca, ainda, que a evolução da indústria vem sendo caracterizada pela forte expansão dos setores de bens de capital e de bens de consumo duráveis. Em relação aos bens de capital, ele ressalta ¿o alto grau de difusão desse crescimento¿. E cita dados da pesquisa industrial do IBGE de junho, que mostra que 74% dos subsetores da indústria de bens de capital apresentaram variação positiva no mês.