Título: Concorrentes apresentam novas promessas para antigos problemas
Autor: Rodrigues, Alexandre ; Leal, Luciana Nunes
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/08/2008, Nacional, p. A10

Apesar do grande número de propostas semelhantes, ao longo de sete dias de sabatinas os candidatos conseguiram destacar idéias novas para velhos problemas. O senador Marcelo Crivella, do PRB, apresentou o projeto Zona Franca Social, para gerar emprego e renda para moradores de comunidades pobres. Ele quer que costureiras desses bairros façam os uniformes para alunos da rede pública municipal que ele promete distribuir nas escolas. Crivella também propõe reduzir impostos para empresas instaladas perto de favelas que contratarem seus moradores.

Para dar fim ao nó do trânsito do centro do Rio, agravado por dezenas de linhas de ônibus que se sobrepõem, e desestimular o uso do carro nessa região, Fernando Gabeira (PV) quer ver de volta nas principais ruas os trilhos dos bondes. Ele propõe um sistema moderno de quatro linhas de bondes elétricos interligadas ao tradicional bondinho de Santa Teresa e que alcance a zona portuária revitalizada.

Reforçando a parceria com o governador Sérgio Cabral Filho (PMDB), Eduardo Paes, do PMDB, fala em reproduzir no município 40 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), um programa estadual. As UPAs são muito criticadas pelo prefeito Cesar Maia (DEM) e sua candidata, Solange Amaral, que consideram excessivos os custos de R$ 1 milhão para construção e de R$ 500 mil mensais para a manutenção de cada uma.

Solange destaca em seu programa a ampliação para todo o município dos chamados ônibus da liberdade, que, além dos alunos, podem transportar os pais deles que querem levar seus filhos à escola em bairros da periferia do Rio. O candidato Chico Alencar (PSOL), que tem chamado atenção para o excesso de tecnicidade das campanhas e apostado em um tom mais político, destaca a participação popular como uma das marcas de sua administração, se eleito. A promessa de Chico é acabar com as indicações políticas para as regiões administrativas e montar em cada uma delas conselhos populares que permitirão a interlocução dos moradores com a prefeitura.

Com as atenções voltadas principalmente para a saúde, a ex-deputada Jandira Feghali (PC do B) planeja levar um programa de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis às escolas municipais e abrir no Rio um centro público de tratamento de fertilidade para mulheres. Em meio a promessas de políticas para jovens, Jandira quer ajudar na recolocação profissional de pessoas na faixa de 40 anos. ¿São essas pessoas que são chefes de família, que têm dois, três filhos na escola¿, justifica.

Para Chico e Gabeira, o Rio pode ganhar dinheiro valorizando o funk carioca, que, para o deputado verde, pode até inspirar um roteiro turístico. Já Alessandro Molon, do PT, fala na criação de um fundo e de um conselho municipal de cultura e aposta no setor como alternativa econômica para a cidade. ¿O Rio é a capital afetiva e cultural do País. A recuperação do Rio vai fazer bem a todo o Brasil.¿