Título: Livro antecipou descoberta
Autor: Lima, Kelly; Goy, Leonardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/09/2008, Economia, p. B1

Na obra citada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, Monteiro Lobato projeta cenário de um Brasil exportador de petróleo. No livro `O poço do Visconde¿, a turma do Sítio do Pica-Pau-Amarelo comemora a descoberta de petróleo no País, em 9 de agosto de 1937, atrás do galinheiro de Dona Benta.

¿Na maior algazarra, entre palmas e assovios, o País proclamava sua independência econômica¿, escreve Lobato.

A real descoberta de petróleo no Brasil ocorreria em 1939, no subúrbio de Lobato, na periferia de Salvador.

Na história, o Visconde de Sabugosa ensina geologia para as crianças do sítio e diz que a exportação de petróleo faria o Brasil superar a situação lamentável de ¿milhões de brasileiros descalços, analfabetos, andrajosos - na miséria.¿

A obra, lançada em 1937, conta uma história de sucesso que o próprio Lobato não teve como empreender na prospecção de petróleo. No mesmo ano, o escritor publica `O escândalo do petróleo e do ferro¿, livro em que relata as atribulações que teve à frente da Companhia Petróleo Nacional.

¿Lobato teve dificuldades por rivalizar com o Conselho Nacional do Petróleo¿, conta Márcia Camargos, uma das autoras da biografia `Monteiro Lobato - Furacão na Botocúndia¿.

O enfrentamento com a cúpula do Estado Novo culminou com a detenção do escritor em 1941 e na liquidação das suas companhias.