Título: Lula valoriza Petrobras, mas diz que ela deve ter a cabeça do governo
Autor: Lima, Kelly; Goy, Leonardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/09/2008, Economia, p. B1
Em cerimônia de retirada do primeiro óleo do pré-sal, presidente chama estatal a contribuir para o crescimento do País
Kelly Lima e Leonardo Goy, VITÓRIA
A Petrobrás saiu fortalecida do evento que marcou a retirada do primeiro óleo do pré-sal, na costa do Espírito Santo. Na solenidade, tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quanto a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, destacaram o papel da estatal para o desenvolvimento do País. Lula declarou que, mesmo a possibilidade de criação de uma nova estatal do petróleo não abala a hegemonia da empresa e chegou a ironizar quem vê a medida como uma ameaça: ¿Seria como se eu acordasse um dia e dissesse que minha mãe não presta mais e quero outra. Isso não existe. Mãe é única e a Petrobrás é a mãe da industrialização deste País¿.
O discurso do presidente foi acompanhado por cerca de 600 técnicos da Petrobrás e de autoridades do setor, além de políticos capixabas. Ele arrancou risos da platéia ao sugerir que, por causa da importância da Petrobrás, o seu presidente deveria ser eleito pelo voto direto. ¿E depois ele indicaria o presidente da República.¿ José Sérgio Gabrielli, presidente da estatal, soltou uma gargalhada.
Também com discurso carregado de elogios à Petrobrás, ressaltando as importantes descobertas na camada de pré-sal, Dilma, recorreu ao escritor Monteiro Lobato, que militou em defesa do petróleo brasileiro. ¿O Brasil é o Sítio do Pica-Pau Amarelo. Achamos petróleo atrás do galinheiro¿, disse, citando trecho do livro O poço do Visconde, no qual Dona Benta vê jorrar petróleo em seu quintal. ¿Estamos como Dona Benta, repetindo para a Emília: me belisca, me belisca. Este sítio é um sonho¿, disse Dilma, fazendo alusão ao fato de que a Petrobrás ¿sonhou muito até chegar às novas descobertas¿.
Antes da cerimônia em terra, Lula, Dilma e Gabrielli visitaram a plataforma P-34, no Campo de Jubarte, que jorrou oficialmente o primeiro óleo do pré-sal. Lula repetiu o gesto da época da conquista da auto-suficiência (inspirado em Getúlio Vargas), lambuzou as mãos de petróleo e carimbou as roupas de Gabrielli e de Dilma.
O presidente teve o cuidado de lembrar, no entanto, que a Petrobrás tem de ¿pensar com a cabeça do governo¿. Ele argumentou que a estatal tem um número elevado de encomendas a serem feitas junto à indústria naval nos próximos dez anos, e comentou que ¿se a Petrobrás pensasse com a cabeça de empresa faria as encomendas em Cingapura e economizaria US$ 100 milhões aqui ou ali¿.
¿E deveria até fazer isso, porque tem ações na Bolsa de Nova York¿, disse em tom jocoso, para emendar em seguida, dirigindo-se a Gabrielli e ao diretor de Exploração e Produção da estatal, Guilherme Estrella: ¿É preciso que vocês pensem na contribuição que podem dar neste momento único de crescimento do País. Tem que pensar junto como é que a gente pode desenvolver a indústria nacional e contribuir para o crescimento de renda e emprego.¿
Para Lula, os investimentos em pesquisas foram essenciais para dar fundamento às explorações que levaram ao pré-sal. ¿Hoje é fácil ver todo mundo comemorando o pré-sal, mas se tivesse dado errado, haveria com certeza um senador dizendo que a Petrobrás gastou dinheiro à toa e estava furando em lugar errado.¿ Brincando muito em seu discurso, Lula chegou a pedir a Estrella que fizesse uma perfuração em Caeté, sua cidade natal em Pernambuco. ¿Cave um buraquinho lá. Quem sabe não encontramos algo também.¿
O presidente comentou também que quando foi informado sobre a existência do pré-sal ficou aturdido. ¿Até então eu só tinha ouvido falar no sal que a gente usa na cozinha ou no churrasco¿, disse Lula, que de novo arrancou gargalhadas da platéia ao narrar que após ser apresentado aos mapas que indicavam a existência do pré-sal pensou que Gabrielli e Estrella o tinham enganado.
¿Me mostraram uns mapas que indicavam que a África estava junto da América do Sul e que esse tal de pré-sal havia se formado há mais de 128 milhões de anos. Fiquei três dias me perguntando porque vocês tinham me enganado e ainda pediam segredo¿, disse apontando para os dois. Em seu discurso, Lula voltou a defender que os recursos do pré-sal sejam destinados à educação. ¿Só tenho dois objetivos: primeiro, tentar acabar com a pobreza neste País. Segundo, de pagar a dívida com a educação brasileira, que nós tanto desprezamos no século passado.¿
FRASES
Luiz Inácio Lula da Silva Presidente da República
¿Seria como se eu acordasse um dia e dissesse que minha mãe não presta mais e quero outra. Isso não existe. Mãe é única e a Petrobrás é a mãe da industrialização deste País¿
¿Cave um buraquinho lá (em Caeté, cidade natal do presidente). Quem sabe não encontramos algo também¿
¿Até então, eu só tinha ouvido falar no sal que a gente usa na cozinha ou no churrasco¿
Dilma Rousseff Ministra-chefe da Casa Civil
¿O Brasil é o Sítio do Pica-Pau Amarelo. Achamos petróleo atrás do galinheiro¿