Título: A razão pode criar ídolos, diz Bento XVI a fiéis franceses
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/09/2008, Vida, p. A23
Missa campal na Praça dos Inválidos reúne mais de 200 mil católicos
O papa Bento XVI pediu ontem em Paris que a sociedade ¿fuja¿ dos ídolos que podem ser criados pela própria razão humana e denunciou que a cobiça insaciável é uma idolatria e o amor ao dinheiro ¿a raiz de todos os males¿ (citando a 1ª carta de Paulo a Timóteo, cap. 6, versículo 10, da Bíblia). Os comentários foram feitos na homilia da missa que ele celebrou na Esplanada dos Inválidos, na capital francesa, assistida por mais de 200 mil fiéis.
Essa é a primeira visita de Bento XVI a Paris como papa. ¿O dinheiro, a sede de monopolizar, o poder e mesmo o conhecimento tem apartado o homem de seu verdadeiro destino?¿, questionou o papa.
O bispo de Roma acrescentou que a idolatria é ¿uma falta grave, um escândalo e uma peste¿, e que o afã ¿de ter dinheiro e poder¿ desvia o homem de seu verdadeiro fim. Bento XVI ressaltou que a razão não está em contradição com a fé, mas advertiu que o que ¿desencaminha¿ o homem dessa perspectiva é o culto aos ídolos, ¿e a própria razão pode fabricá-los¿.
Dezenas de milhares de fiéis, muitos deles jovens, acamparam durante a noite depois de escutar a saudação de Bento XVI na noite de sexta. ¿Foi uma chamada sobre o que é essencial na vida¿, comentou Herve Tarcier, um engenheiro de 49 anos que se ofereceu como voluntário para o evento. ¿Era exatamente a mensagem de que necessita nossa sociedade.¿
LOURDES
Com a missa de ontem, o papa concluiu sua estadia em Paris. Ontem à tarde, Bento XVI foi recebido por 60 mil fiéis no santuário de Lourdes para as celebrações do 150º aniversário das aparições de Nossa Senhora a Bernadette Soubirous. Mais de 150 mil pessoas são esperadas para a missa que Bento XVI celebra hoje no santuário.EFE e AP