Título: Petrobrás já tem estimativa de Júpiter
Autor: Lima, Kelly
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/09/2008, Economia, p. B10

Lobão deixou escapar informação sobre campo de gás no pré-sal

Kelly Lima

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, revelou ontem que, além das áreas de Tupi e de Iara, já são conhecidas as estimativas de reservas da área de Júpiter, também na camada pré-sal da Bacia de Santos. A área teve indícios de gás identificados a mais de 6 mil metros de profundidade e, segundo comunicado da Petrobrás emitido em janeiro, há indicativo de que a jazida contenha volume de gás semelhante ao de Tupi.

Mas, ao contrário de Tupi, onde foi encontrado também petróleo (o volume total dessa área é estimado entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris), Júpiter seria uma jazida prioritariamente de gás. Na quarta-feira, a Petrobrás anunciou as estimativas de volume de Iara, entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris. A área pertence ao mesmo bloco de Tupi, o BM-S-11, e a informação levou a uma disparada das ações da estatal no dia seguinte: 11,05% para os papéis ordinários (ON).

Ontem, as ações se mantinham em forte alta e fecharam o pregão da Bovespa com valorização de 4,37%. Em coletiva de imprensa após visitar as usinas nucleares de Angra 1 e 2, em Angra dos Reis, o ministro evitou dar detalhes sobre o andamento das discussões na Comissão Interministerial que está discutindo um novo marco regulatório. Pouco antes de deixar escapar a informação sobre Júpiter, ele adotou tom cauteloso sobre previsões para as possíveis medidas adotadas para o desenvolvimento da área do pré-sal.

Ao comentar o potencial das áreas que vêm sendo descobertas na Bacia de Santos, concluiu: ¿Temos três blocos que acabam de ser definidos, que são Tupi, Iara e Júpiter.¿

Apesar de todas as estimativas feitas pelo mercado com base em estudos sísmicos, que apontam a possibilidade de reservas de 50 bilhões de barris de óleo equivalente na área de pré-sal do pólo de Tupi, até esta semana, a Petrobrás havia divulgado as estimativas de Tupi.

O mercado financeiro está na expectativa do resultado das perfurações no pré-sal da Bacia de Santos. A previsão era que os trabalhos estivessem concluídos neste mês, tanto em Júpiter, no BM-S-24, quanto na área de Bem-te-vi, no BMS-8.

Ainda segundo o ministro Edison Lobão, a Comissão Interministerial que está discutindo o novo marco regulatório para o petróleo vai se reunir de maneira ¿definitiva¿ no dia 25. ¿De lá sairão as propostas que estarão nas mãos do presidente Lula no dia 30¿, afirmou. Ele não quis dar nenhum detalhe sobre as propostas que estão sendo discutidas. Disse apenas que ¿o Brasil tem tradição de manter seus contratos e vai continuar tendo respeito a esses compromissos já firmados¿.