Título: Menezes fez trabalho exemplar em PE
Autor: Recondo, Felipe; Mendes, Vannildo
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2008, Nacional, p. A4
Nos oito meses à frente da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, de janeiro a agosto de 2007, Romero Menezes fez um trabalho ¿exemplar¿, na avaliação da Secretaria de Comunicação do Estado. Deixou o cargo no início de setembro a convite do então secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, que assumira a diretoria-geral da PF, para ser diretor de Operações da Polícia Federal.
Ao deixar a secretaria estadual, Menezes conseguiu indicar seu sucessor, o também delegado federal Sevilho Paiva. Sua missão, delegada pelo governador Eduardo Campos (PSB), era combater grupos de extermínio e reduzir o alto índice de homicídios em Pernambuco. Campos queria alguém de fora do Estado, sem ligação com a segurança pública local, no comando da área.
Menezes teria estimulado o serviço de inteligência e conseguido desbaratar quadrilhas, além de colaborado para reduzir em 7% o número de homicídios no Estado de abril de 2006 a abril de 2007. Quando secretário estadual da Defesa Social, foi eleito por unanimidade presidente do Conselho de Secretários de Segurança do Nordeste.
Menezes fez carreira na Polícia Federal, onde tem bom conceito, segundo seu ex-chefe de comunicação na Secretaria de Defesa Social, Joaquim Netto, que entrou como agente da Polícia Federal no mesmo ano que ele, 1976. ¿Ele é um homem sério¿, disse.