Título: Propostas para SP são muito parecidas
Autor: Bramatti, Daniel
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2008, Nacional, p. A8

Construção de 3 hospitais e verba para metrô fazem parte de programas

Daniel Bramatti

São Paulo terá três novos hospitais municipais nos próximos quatro anos se o vencedor da eleição cumprir seu programa de governo - e se for um dos três candidatos favoritos. Essa é apenas uma das promessas coincidentes nas metas anunciadas por Marta Suplicy (PT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM).

Ainda na área da saúde, os três candidatos dão prioridade à instalação de unidades de atendimento especializado para evitar a superlotação dos hospitais. A diferença maior é a marca de cada projeto: ¿Policlínicas¿ (Marta), ¿Centros de Especialidades¿ (Alckmin) e ¿AMAs Especialidades¿ (Kassab).

Outro ponto consensual é a necessidade de colocar recursos da prefeitura no metrô - sistema administrado pelo governo estadual. O programa do candidato do PSDB não cita valores, a petista promete R$ 490 milhões por ano e o atual prefeito fala em R$ 1 bilhão em 2009.

Na educação, todos se comprometem a ampliar creches e escolas infantis para reduzir o déficit de vagas para crianças de zero a cinco anos. Marta se diferencia ao propor benefícios fiscais para creches privadas que cedam vagas para a prefeitura.

A promessa de novos Centros Educacionais Unificados (CEUs) - unidades que concentram salas de aula, piscinas e teatros em áreas da periferia - consta dos programas da candidata do PT e de Kassab. Já Alckmin não se compromete com novas construções.

O tucano e o prefeito coincidem ao propor a instalação de uma rede de câmeras pela cidade para melhorar a segurança pública. A diferença está na quantidade: 18 mil e 12 mil, respectivamente. Marta sugere recriar a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, criada em sua gestão (2001-2004).

Por fim, os três se comprometem a reduzir impostos municipais - apesar do cumprimento de todas as demais promessas significar ampliação de despesas.