Título: Sob pressão, Fed reúne-se hoje
Autor: Mello, Patrícia Campos
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/09/2008, Economia, p. B3
O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) reúne-se hoje para decidir o rumo da taxa básica de juros. Apesar da crise nos mercados, a expectativa da maioria dos analistas é de que seja mantida em 2% ao ano. Ontem, em meio à grande tensão, circularam rumores de que a instituição poderia promover um encontro extraordinário para diminuir o custo do dinheiro, o que não se confirmou.
Segundo o jornal britânico `Financial Times¿, embora a situação esteja evoluindo rapidamente, ¿parece mais provável que, num primeiro momento, o Fed adote uma postura que lhe permita cortar o juro, se necessário, nas próximas semanas e meses¿.
Para o `FT¿, o Fed deve dizer aos mercados que os riscos ao crescimento aumentaram, que está monitorando o mercado financeiro de perto e agirá conforme o necessário para promover o crescimento sustentável.
Segundo o jornal, um corte de emergência poderia dividir o comitê de política monetária (Fomc, na sigla em inglês), onde alguns membros lamentaram ter apoiado cortes expressivos durante a crise do Bear Stearns, em março.