Título: Pelo Ibope, Amazonino seria eleito no 1º turno
Autor: Albuquerque, Liege
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/09/2008, Nacional, p. A8

Com 47%, ex-governador aparece pela primeira vez acima da soma dos adversários; petebista tem o dobro do índice do segundo colocado, Aziz

Liege Albuquerque

Pela primeira vez, segundo pesquisa Ibope/TV Amazonas divulgada na sexta-feira, o ex-governador Amazonino Mendes (PTB) ganharia a eleição em Manaus no primeiro turno, com 47% dos votos válidos. Os outros quatro candidatos, somados, obtiveram 44%. A vantagem que garantiria ao petebista a vitória já no próximo dia 5 de outubro está no limite da margem de erro, de quatro pontos porcentuais.S

A pontuação é bem maior que a dos adversários - Amazonino tem quase o dobro das intenções de voto do vice-governador Omar Aziz (PMN), em segundo lugar, com 20%. A maioria das pesquisas publicadas até então indicava a possibilidade de um segundo turno entre Amazonino e Aziz - na rodada anterior do Ibope, eles tinham 39% e 16%, respectivamente.

De acordo com a nova sondagem, o ex-governador venceria com folga em todas as simulações de segundo turno - a menor diferença foi de 26 pontos, em eventual disputa com Aziz.

O atual prefeito da capital amazonense, Serafim Correa (PSB), aparece em terceiro, com 14%. Em seguida, vêm o petista Praciano (9%) e o candidato do PSOL, Ricardo Bessa (1%). O Ibope ouviu 602 pessoas, entre os dias 14 e 16. A pesquisa foi registrada na 58ª Zona Eleitoral de Manaus, sob o número 21/2008.

PUBLICIDADE

Serafim, que havia derrotado Amazonino na última eleição, confessa a aliados que errou ao fazer um marketing fraco da administração. O prefeito, em seu programa eleitoral, tem o maior tempo de todos os candidatos, 17 minutos.

Nas últimas semanas, Serafim lamentava na TV e no rádio, em linguajar difícil ao público em geral, sobre acerto de contas, pagamento de dívidas e equilíbrio financeiro. Agora, mudou a estratégia e aproveita todo o tempo para divulgar a sua gestão, exibindo uma maternidade, uma creche, escolas e obras nas vias da capital.

Com o apoio do governador Eduardo Braga (PMDB), o paulista Aziz diz no programa eleitoral ser o homem por trás dos acertos do governo. Frisa que todas as melhorias de Manaus foram obtidas pelo governo, não pela prefeitura. Se chegar ao segundo turno, seus homens de marketing apostam na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu palanque, em conseqüência da afinidade com Braga.

Lula, que apóia oficialmente o candidato petista, prometeu que subirá em algum palanque aliado no segundo turno. Desde a semana passada, no horário eleitoral gratuito, é exibido um vídeo de Lula que diz apoiar um candidato ¿sério e conectado com os projetos nacionais¿, mas sem citar Praciano.