Título: Lei teria evitado crise, diz analista
Autor: Mello, Patrícia Campos
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/09/2008, Economia, p. B1
A ¿explosão¿ das agências hipotecárias Fannie Mae e Freddie Mac é a principal responsável pela crise, situação que poderia ter sido evitada se um projeto de lei de 2005 tivesse passado no Congresso. A avaliação é do diretor de estudos de política econômica do American Enterprise Institute, Kevin Hassett.
Em artigo veiculado pela Bloomberg, Hassett, que é conselheiro do candidato republicano à Casa Branca, John McCain, diz que, em 2005, o então presidente do banco central americano (Fed), Alan Greenspan, alertou que era preciso impor um limite à expansão da Fannie e da Freddie.
¿(As agências) continuam a crescer, continuam a ter pouco capital. Estamos colocando todo o sistema financeiro sob risco substancial no futuro¿, disse Greenspan na ocasião, segundo Hassett. Depois do alerta, um projeto com uma ¿séria¿ reforma da Fannie e da Freddie foi elaborado - e aprovado no Comitê de Bancos do Senado.
Não passou, porém, no plenário. Segundo Hassett, por culpa dos democratas, entre eles Barack Obama. O conselheiro de McCain diz que a lei teria dado aos reguladores o poder de ser ¿linha-dura¿ com a Fannie e a Freddie.