Título: Chavistas se manifestam em apoio à medida
Autor: Alvarez, Luciana
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/09/2008, Internacional, p. A26

Centenas de partidários do presidente Hugo Chávez manifestaram-se ontem em Caracas em apoio à decisão do governo de expulsar os dois dirigentes da ONG Human Rights Watch (HRW), José Miguel Vivanco e Daniel Wilkinson. A convocação da marcha foi feita na emissora estatal VTV pelo ministro de Informações, Andrés Izarra. Ele também afirmou que a HRW integra um ¿plano para um golpe que inclui o assassinato do presidente Hugo Chávez¿.

¿Estamos aqui para celebrar a vitória por esta decisão¿, disse o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, que assistiu à manifestação em uma praça de Caracas. ¿Devemos fazer com que nossa república seja respeitada¿, declarou Maduro. ¿Qualquer estrangeiro que pretenda agredir nossa democracia, terá uma resposta de autoridade e firmeza, no marco da Constituição e da lei. Não podem vir aqui dizer mentiras e ofender a dignidade de nosso povo¿, advertiu.

Segundo o ministro de Comunicações, a HRW ¿é só um dos atores¿ do complô, uma ¿organização de fachada dos EUA para intervir nos países¿. Segundo Caracas, as declarações DA ONG ¿violaram a Constituição e as leis do país¿ e ¿constituem intromissão ilegal em assuntos internos¿.