Título: Lula pede compromisso de Obama e McCain
Autor: Monteiro, Tânia; Fernandes, Nalu
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/09/2008, Internacional, p. A18

Tânia Monteiro e Nalu Fernandes

Após se reunir com líderes da União Européia e de outros seis países, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a necessidade de regulação dos mercados e recomendou aos dois candidatos à presidência dos EUA que repitam seu gesto quando estava disputando eleições e escrevam uma carta para tranqüilizar a população.

¿Eu sei que não é fácil, que estamos em um processo eleitoral, e o ideal era que os dois candidatos pudessem assinar uma carta ao povo americano, como eu assinei uma carta ao brasileiro, assumindo compromissos, para passar tranqüilidade para o povo americano e para o mundo como um todo, pois os EUA são a maior economia e qualquer crise pode afetar todos os outros países¿, disse Lula. Segundo ele, ¿o período do neoliberalismo está encerrado¿.

Lula afirmou que novas reuniões serão realizadas com outros líderes para tentar encontrar mecanismos para resolver a crise. O presidente disse que é preciso haver mais transparência no mercado financeiro internacional e na forma como os bancos trabalham. Exigiu ainda que o FMI fiscalize as instituições financeiras do primeiro mundo, como fizeram com os países em desenvolvimento.