Título: Chineses desmentem venezuelano
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/09/2008, Internacional, p. A15
No último dia de sua viagem à China, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi desmentido ontem sobre a assinatura de um novo acordo de cooperação militar. ¿Posso assegurar que durante a sua visita não falamos sobre assuntos militares¿, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Liu Jianchao. O presidente venezuelano, que passou três dias na China, disse que a Venezuela pretendia adquirir 24 aviões chineses K-8 para que fossem integrados ao treinamento de pilotos militares venezuelanos em 2009.
Em sua última entrevista coletiva antes de deixar o país, Chávez acusou a imprensa de adotar um tom alarmista ao tratar de suas aquisições militares.
¿A imprensa internacional vem dizendo que `Chávez anda comprando armas, é uma ameaça para o mundo¿. O que estamos comprando é uma modesta quantidade de aviões para treinar nossos pilotos. Quem pode nos criticar por isso?¿, disse Chávez.
Liu manteve suas declarações: ¿Não tenho certeza sobre qual tipo de cooperação (Chávez) mencionou. Reitero que, durante a visita, não falamos de cooperação militar.¿