Título: Maluf deve apoiar prefeito em disputa contra Marta
Autor: Scinocca, Ana Paula
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/09/2008, Nacional, p. A4

No segundo turno da disputa em São Paulo, o candidato do PP, Paulo Maluf, pretende apoiar Gilberto Kassab (DEM), que concorre à reeleição, caso a briga fique entre o prefeito e a petista Marta Suplicy, como indicam as últimas pesquisas de intenção de voto. Maluf tem trocado farpas com Marta em todos os debates e não vai repetir o apoio dado a ela em 2004.

Em conversas reservadas, amigos do deputado afirmam que ele só aderiu à campanha de Marta no segundo turno da eleição contra José Serra (PSDB), há quatro anos, porque a cúpula nacional de seu partido e dirigentes do PT insistiram no apoio. A alegação para convencê-lo foi de que o PP não só sustentava a então prefeita Marta na Câmara Municipal como era da base aliada do governo Lula. Mais: deputados do PP diziam que, se rejeitassem um pedido do Planalto, poderiam sofrer represálias. O apoio foi dado, mas o PT sempre escondeu o antigo inimigo de sua propaganda eleitoral. Mesmo assim, os petistas torceram o nariz para a parceria. Marta perdeu a eleição para Serra.

De lá para cá, os processos contra Maluf se acumularam. Além disso, diante de seu alto índice de rejeição - 53%, segundo o Ibope -, a equipe de Marta avaliou que o apoio poderia mais atrapalhar do que ajudar.

¿Maluf está na outra margem do rio e não tem nada a ver comigo¿, diz a candidata do PT. ¿Espero, no entanto, que os eleitores do PP vejam minhas propostas.¿ Detalhe: a campanha de Marta comemorou quando o tucano Geraldo Alckmin mostrou a ligação de Kassab com o concorrente do PP. Kassab foi secretário do Planejamento do prefeito Celso Pitta, afilhado de Maluf.