Título: Processo contra Gilberto Carvalho é arquivado
Autor: Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/09/2008, Nacional, p. A10

A Comissão de Ética Pública arquivou ontem o processo contra o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, suspeito de repassar informações sigilosas da Operação Satiagraha da Polícia Federal. O relator do processo, o advogado Roberto Caldas, avaliou que o assessor não cometeu desvios éticos numa conversa por telefone com o advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, ex-deputado pelo PT e consultor do Grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas.

Em 29 de maio, a PF grampeou uma conversa em que Greenhalgh pede informações de interesse de seu cliente Humberto Braz, ligado a Daniel Dantas. O advogado quis saber se a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ou a PF investigava Braz no Rio. Carvalho respondeu que não havia ninguém designado na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ou no governo investigando Braz. A Operação Satiagraha prendeu Dantas e Braz, que depois foram soltos pela Justiça.

A transcrição da conversa dos dois foi anexada ao inquérito da PF. À época, Carvalho e Greenhalgh negaram tráfico de influência. Carvalho chegou a afirmar que não sabia que o ex-deputado prestava consultoria ao Opportunity. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu em defesa do assessor. O processo contra o chefe de gabinete da Presidência na Comissão de Ética não durou 35 dias.