Título: Ex-prefeitos viram cabos eleitorais de luxo no ABC
Autor: Alessi, Joaquim
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/10/2008, Nacional, p. A8

Ex-prefeitos, alguns com projeção nacional, como o jurista Tito Costa e o advogado trabalhista Maurício Soares, foram transformados em cabos eleitorais de luxo nessa reta final de primeiro turno na acirrada disputa pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC, travada entre o candidato do PSDB, deputado estadual Orlando Morando, e o do PT, ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social, Luiz Marinho.

Além de Costa e Soares, também estão gastando sola de sapato na busca pelos votos os ex-prefeitos Walter Demarchi e Aron Galante. Os quatro, somados ao atual prefeito, William Dib (PSB), governaram nos últimos 30 anos a cidade onde mora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com Marinho estão Aron Galante e Soares. Com Morando estão, além do prefeito Dib, os ex-prefeitos Demarchi e Costa.

Tito Costa, que vai completar 85 anos na virada do ano, em 31 de dezembro, ontem parecia um principiante na política ao retornar de uma atividade no Riacho Grande, junto à represa Billings. Falava com o entusiasmo de quem se deslumbra pela primeira vez com uma campanha política e prometia muito trabalho em favor de Morando (34 anos).

Maurício Soares não fica para trás na luta pelos votos a Marinho. Ele tem percorrido todos os bairros e os petistas atribuem à sua popularidade a reversão do petista nas pesquisas.

O ex-ministro saltou de 13%, entre 14 e 16 de julho, para 38%, entre 19 e 21 de setembro, segundo pesquisa Ibope/Diário do Grande ABC, enquanto Morando passou de 30% a 27% .

Maurício Soares foi duas vezes prefeito à frente do grupo que hoje apóia Morando e não tem poupado críticas aos ex-aliados, principalmente ao prefeito Dib.