Título: Camponeses ocupam terras de brasiguaios
Autor: Alvarez, Luciana
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/10/2008, Internacional, p. A18

Cerca de 120 camponeses sem-terra paraguaios ocuparam ontem duas propriedades de agricultores brasileiros no norte do Paraguai para impedir o cultivo de soja na região. Eles ameaçam ocupar outras 20 propriedades nos próximos dias por causa da demora do governo em apresentar uma solução para suas reivindicações. Florencio Martínez, líder do grupo que ocupou as duas fazendas ontem, afirmou que a ação dava início à recuperação da soberania territorial paraguaia.

¿Não temos outra solução a não ser ocupar fazendas de brasileiros que estão, com o cultivo da soja, desmatando, eliminando bosques naturais e contaminado as pessoas com seus agrotóxicos¿, afirmou Elvio Benítez, líder do Comitê de Produção de São Pedro Norte. Segundo ele, o governo ¿continua sem dar soluções para a falta de terra para milhares de compatriotas, enquanto cada dia é maior a presença de brasileiros¿ no país.

O ministro da Economia, Dionisio Borda, afirmou que a reivindicação dos sem-terra é ¿uma de muitas¿ que o governo recebe, mas disse que não é possível realizar grandes mudanças da noite para o dia. No entanto, ele indicou que o governo pode estudar novos impostos sobre a exportação de soja.