Título: Favorita, Luizianne vira alvo principal de rivais em debate
Autor: Pompeu, Carmen
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/10/2008, Nacional, p. A11

Patrícia Saboya liderou ofensiva e acusou prefeita de Fortaleza de `arrogante¿

Carmen Pompeu, FORTALEZA

No último debate na televisão antes da eleição de domingo, promovido pela TV Jangadeiro (que transmite o SBT no Ceará), a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), candidata à reeleição, se transformou no alvo preferencial de ataques dos principais concorrentes, na quarta-feira. Luizianne lidera as pesquisas de intenção de voto e os números indicam grandes chances de se reeleger já no domingo. No Ibope (21, 22 e 23 de setembro), soma 50% contra 41%. O Datafolha (25 e 26 de setembro) mostra a prefeita com 47% contra 43%.

A senadora Patrícia Saboya (PDT), cuja candidatura é apoiada pelo deputado Ciro Gomes (PSB), com quem foi casada, e pelo senador Tasso Jereissati (PSDB), abriu a ofensiva contra Luizianne, ao cobrar a prestação de contas dos cartões corporativos da prefeitura. Foi duramente rechaçada: ¿Presto contas no devido espaço, não para a senhora¿, reagiu Luizianne, alegando que repassou as informações ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Patrícia riu e classificou a resposta de ¿arrogante¿. A prefeita devolveu o ataque, pedindo à pedetista para deixar de ¿cinismo¿. ¿Eu não desconfiava que havia irregularidade, mas agora está confirmado¿, reagiu Patrícia, argumentando que a prefeita não havia respondido à sua pergunta.

Luizianne também foi interpelada pelos candidatos Moroni Torgan (DEM) e Adahil Barreto (PR) sobre suposto perdão de 90% de uma dívida que a Sul América Seguros tinha com a Prefeitura de Fortaleza. Segundo eles, a dívida era de R$ 12 milhões e foi liquidada por R$ 1 milhão. A prefeita negou que tivesse havido perdão e atribuiu a diferença à mudança monetária para o real.

`VÍTIMA¿

Ao longo do debate, Patrícia acusou Luizianne de se passar por ¿vítima¿. ¿Chega a ser engraçado: a prefeita da quarta maior capital do País, apoiada pelo presidente e pelo governador do Estado, tem a máquina da prefeitura, 11 partidos e tem Duda Mendonça fazendo sua campanha. Então vai ser vítima do quê?¿, questionou a candidata do PDT.

Renato Roseno (PSOL) criticou o que chamou de ¿baixaria¿ e, assim como Aguiar Júnior (PTC) e Pastor Neto (PSC), não se envolveu nos ataques desferidos contra a petista.

Nas considerações finais, Luizianne se disse satisfeita de prestar contas aos eleitores e pediu que ficassem atentos a boatos e panfletos apócrifos. Agradeceu o trabalho dos militantes e recomendou que não relaxem achando que a ¿batalha já está ganha¿. Já Patrícia e os demais candidatos fizeram um apelo em prol de um segundo turno.

Por falta de acordo entre os candidatos à Prefeitura de Fortaleza, a Rede Globo decidiu não realizar o debate que estava previsto para ontem.

FRASES

Luizianne Lins Candidata do PT

¿Presto contas no devido espaço, não para a senhora¿

Patrícia Saboya Candidata do PDT

¿Eu não desconfiava que havia irregularidade, mas agora está Confirmado¿