Título: Governadores não elegem prefeitos de capitais
Autor: Gallucci, Mariângela
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/10/2008, Nacional, p. A13

De 15 que definiram eleição no primeiro turno, 10 foram conquistadas por adversários

João Domingos

No embate do primeiro turno das eleições entre governadores de Estado e prefeitos de capitais de partidos adversários, estes últimos venceram por larga margem. Dos 15 candidatos eleitos no primeiro turno, somente cinco são aliados dos governadores. Os outros dez são adversários muito fortes, como o campeão de votos, Cícero Almeida (PP), que obteve 81,49% da preferência em Maceió, contra apenas 6,07% de Solange Jurema (PSDB), apoiada pelo governador alagoano Teotônio Vilela Filho (PSDB).

Surra mesmo quem tomou foi o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB). O prefeito Beto Richa (PSDB), que venceu a eleição em Curitiba com 77,27% dos votos, disse ao Estado que enfrentou todo tipo de perseguição por parte do governador durante a campanha eleitoral. "Sofri boicote e ataques." Quando as urnas foram abertas, porém, Reitor Moreira (PMDB), o candidato de Requião, obteve apenas 1,9% do total de votos.

Em Natal a derrota da candidata Fátima Bezerra (PT) atingiu a governadora Wilma Faria (PSB) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou a gravar um comercial agressivo contra Micarla de Sousa (PV). Abertas as urnas, Micarla teve 50,84% dos votos, contra 36,83 da adversária.

Em Teresina, o prefeito Sílvio Mendes (PSDB) foi reeleito com 70,36% dos votos, contra 25,91% de Nazareno Fonteles, apoiado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT). Em Boa Vista, Iradilson Sampaio (PSB) obteve 54,35%, superando com facilidade Luciano Castro (PR), que teve o apoio do governador José de Anchieta (PSDB) e só conseguiu 41,64% da preferência dos eleitores.

Fortaleza, João Pessoa, Goiânia e Porto Velho também elegeram prefeitos adversários dos governadores. Em Salvador, o governador Jaques Wagner (PT) apoiou os dois candidatos que foram para o segundo turno - João Henrique (PMDB) e Walter Pinheiro (PT).