Título: TSE decide dispensar tropas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/10/2008, Nacional, p. A12
Ao contrário do que ocorreu na votação de domingo, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral decidiram ontem que não será necessário convocar as tropas federais para reforçar a segurança do segundo turno da eleição municipal no Rio de Janeiro. O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, disse que chegou à conclusão após conversar com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o governador do Rio, Sérgio Cabral, o almirante responsável pelas tropas, Prado Maia, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio, Alberto Motta Moraes.
No domingo, Ayres Britto tinha dito que a atuação das tropas no Rio poderia ser prorrogada até o segundo turno. No entanto, ontem ele afirmou ter analisado melhor o quadro e verificado que, como somente será escolhido prefeito, não é necessário convocar as tropas. Mas, se até o segundo turno for verificada a necessidade de reforço na segurança, o ministro observou que a força federal poderá ser novamente convocada.
Antes, o TRE já havia decidido não pedir a permanência das Forças Armadas para o segundo turno. Motta Moraes avaliou que a situação é mais conturbada durante a campanha para vereador.