Título: Finlandês planejou ataque desde 2002
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/09/2008, Internacional, p. A19

Segundo polícia, atirador teria mantido contato com outro estudante responsável por massacre similar no ano passado.

REUTERS

Matti Saari, o estudante finlandês que matou 10 pessoas e se suicidou na terça-feira, havia começado a planejar o ataque em 2002. Ele também teria mantido contato com o jovem responsável por um massacre semelhante em outra escola da Finlândia no ano passado. As conclusões foram divulgadas ontem pela polícia finlandesa, juntamente com a identidade das vítimas de Saari: um professor e nove estudantes - oito mulheres e um homem.

¿Encontramos um bilhete em sua casa onde se lia: `Sempre quis matar o maior número de pessoas possível¿¿, disse Jari Neulaniemi, chefe da Comissão de Investigação Nacional. O policial afirmou ainda que há fortes indícios de que Saari trocou informações, provavelmente por e-mail, com Pekka-Eric Auvinen, de 18 anos, que em novembro abriu fogo em uma escola finlandesa e matou oito pessoas.

¿É bem provável que os jovens estiveram em contato¿, disse Neulaniemi. Há várias semelhanças na ação dos dois estudantes. O mais impressionante deles é o fato de que tanto Saari quanto Auvinen colocaram vídeos no site YouTube, indicando suas intenções, antes de cometer os massacres.

Saari chegou a ser questionado pela polícia na véspera do ataque por causa de seus vídeos, onde aparecia treinando tiro. Além disso, os dois mataram seus colegas e professores com armas do mesmo calibre, 22, e gostavam da mesma banda (mais informações ao lado).

Após decretar luto oficial, o governo informou ontem que vai endurecer a lei sobre porte de armas no país.