Título: BC não vai aceitar papéis podres como garantia
Autor: Oliveira, Ribamar
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/10/2008, Economia, p. B5
Durante encontro que teve ontem com deputados da oposição, o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse que os títulos ruins não serão aceitos como garantia nas operações de redesconto com os bancos e nas operações de empréstimos em moeda estrangeira, previstas na Medida Provisória 442, editada esta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ¿Carteira ruim é caso de intervenção¿, teria dito Meirelles, segundo relato do líder do PSDB na Câmara dos Deputados, José Aníbal (SP).
A MP diz que caberá ao Conselho Monetário Nacional (CMN) ¿estabelecer critérios e condições especiais de avaliação e de aceitação de ativos¿ recebidos pelo BC em operações de redesconto em moeda nacional ou em garantia de operações de empréstimo em moeda estrangeira. Esse dispositivo indicou para alguns especialistas que o CMN poderia autorizar o BC a aceitar títulos considerados ¿podres¿.
O presidente do BC fez uma avaliação da crise e das medidas que estão sendo tomadas pelo governo para amenizar os seus efeitos no Brasil. Meirelles disse que o Brasil enfrenta uma crise de liquidez, mas não há problemas de solvência bancária, de acordo com relato do líder do PPS, deputado Fernando Coruja (SC).