Título: Na eleição, mais ônibus e mais marronzinhos
Autor: Tomazela, José Maria
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/10/2008, Nacional, p. A10

A São Paulo Transporte (SPTrans) vai aumentar a frota de ônibus amanhã, dia da eleição. Aos domingos, de acordo com a empresa, circula 50% da frota de um dia útil, mas neste em especial 60% dos ônibus estarão nas ruas para facilitar o acesso dos eleitores aos locais de votação. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), por sua vez, vai colocar em prática um esquema especial de trânsito -entre zero hora de hoje e meia-noite de amanhã - de forma a garantir mais fluidez no trânsito, com um aumento de 25% no número de fiscais na rua.

Serão 500 marronzinhos fiscalizando o trânsito. Dúvidas sobre itinerários de linhas de ônibus podem ser tiradas pelo telefone 156 ou na internet pelo site www.sptrans.com.br. Os trens do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) funcionarão em esquema normal dos domingos. De acordo com as empresas, não há aumento expressivo de movimento em dias de eleição, mas podem ser colocados trens extras se isso ocorrer.

Durante o dia, estará liberado o estacionamento em locais sinalizados com a placa ¿proibido estacionar¿. As demais proibições de estacionamento, como em faixas exclusivas para ônibus, em vias de trânsito rápido, como as marginais do Tietê e do Pinheiros, e em todos os locais com placa ¿proibido parar e estacionar¿, como os canteiros centrais das avenidas, continuam valendo.

O Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, que fecha aos domingos, terá o trânsito liberado para facilitar a ligação entre as zonas oeste e leste durante a eleição. Obras e serviços rotineiros serão suspensos. A empresa recomenda que os eleitores evitem estacionar seus veículos perto das zonas eleitorais para evitar aglomerações e pontos de congestionamento.

SAÚDE

Os hospitais e pronto-socorros municipais funcionarão em regime de plantão. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) fecharão, mas as unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) estarão abertas normalmente.

Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo, shoppings centers e lojas comerciais funcionarão normalmente. Os funcionários que tiverem de sair durante o expediente para votar podem requisitar na própria seção eleitoral o comprovante de votação a ser entregue ao empregador.

Um total de 12 Centros Educacionais Unificados (CEUs) que foram requisitados pela Justiça Eleitoral para a votação no primeiro turno não oferecerão atividades de lazer à população. São o Alvarenga, Butantã, Casa Blanca, Cidade Dutra, Jaçanã, Jambeiro, Meninos, Navegantes, Paz, Rosa da China, Sapopemba e Vila Rubi. Parques municipais e Clubes da Cidade funcionarão normalmente.

Os mercados municipais da Lapa, de Pinheiros e de São Miguel permanecerão fechados. O Central Leste, Pirituba e Santo Amaro ficam abertos até as 14 horas. O Paulistano (Central) funciona entre as 6 e as 18 horas. E os mercados de Guaianases, Ipiranga, Penha, Sapopemba, Tucuruvi e Vila Formosa estarão abertos até as 13 horas.