Título: PSDB recomenda não nacionalizar disputa municipal
Autor: Figueiredo,Talita
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/10/2008, Nacional, p. A15

Uma recomendação geral norteou as campanhas do PSDB nestas eleições municipais, segundo o presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE): não misturar política local com cenário nacional. ¿Nossa orientação é não nacionalizar.¿ Guerra procura minimizar a capacidade de transferência de voto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para os candidatos que apoiou diretamente. Mas reconhece que ataques a Lula - com popularidade cada vez mais alta em pesquisas - não atraem votos. ¿Essa assombração do Lula está em todo lugar. Mas não teve resultado. Hoje as pesquisas mostram que Marta Suplicy não ganharia no segundo turno.¿

No Rio, a preocupação em não nacionalizar a campanha é do candidato do PV, Fernando Gabeira, que tem vice do PSDB - estratégia oposta à dos candidatos do PMDB, Eduardo Paes, do PC do B, Jandira Feghali, do PRB, Marcelo Crivella, e do PT, Alessandro Molon, que se mostraram como aliados do presidente e exibiram imagens dele durante todo o primeiro turno.

Gabeira tem a atuação na Câmara marcada por cobranças de ética do governo e de críticas ao presidente, mas, na campanha, voltou o discurso apenas para questões locais. Desde o início, evitou avaliações do governo e temas como o escândalo do mensalão e a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, que tirou Antonio Palocci do Ministério da Fazenda.

Nas duas últimas semanas, Gabeira cresceu nas pesquisas e passou a disputar com Marcelo Crivella uma vaga no segundo turno. Nos últimos dias, fez o discurso da parceria, mas genérico. ¿Só será possível governar com apoio da sociedade, dos políticos e da iniciativa privada.¿ Ele rejeita o rótulo de anti-Lula; diz que não é ¿antininguém¿.

A maior expectativa no segundo turno do Rio é a participação do presidente. Com a disputa de vários aliados, Lula manteve distância. No caso de disputa entre Paes e Gabeira, verdes e tucanos tentam diminuir a importância de um possível apoio de Lula ao candidato do PMDB.