Título: Fogaça volta a ser alvo na TV em Porto Alegre
Autor: Lacerda, Ângela
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/10/2008, Nacional, p. A18

Com críticas estrategicamente estudadas, seis dos oito candidatos à Prefeitura de Porto Alegre (RS) se encontraram na quinta-feira à noite para o último debate do primeiro turno, na RBS TV. A cautela nos enfrentamentos diretos evitou que se evidenciasse a principal disputa desta fase, sobre qual será a adversária de José Fogaça (PMDB) no segundo turno, já que Maria do Rosário (PT) e Manuela D¿Ávila (PC do B) aparecem nas pesquisas em empate técnico. Elas não trocaram perguntas entre si.

Fogaça, que concorre à reeleição e lidera, foi o alvo. Principais críticas partiram de Onyx Lorenzoni (DEM), que cobrou a tarifa única para o transporte coletivo. Os outros concorrentes, inclusive Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e Luciana Genro (PSOL), reclamaram do ritmo lento de implantação de programas de saúde, obras e busca de verba federal.

O prefeito reiterou que, quando assumiu, teve de ¿colocar a casa em ordem¿ para voltar a ter acesso a financiamentos para obras. E lembrou que a cidade já tem sistema de bilhetagem eletrônica com desconto. Lorenzoni acusou Fogaça de antecipar receitas para empresas com a bilhetagem. ¿A diferença entre um prefeito que cuida das pessoas ou que cuida do interesse das empresas está clara nesse episódio.¿

¿Essas questões que tu tens levantando sobre integração (do transporte coletivo) são excelentes e eu pretendo te ouvir¿, elogiou Maria do Rosário. Mas foi fustigada por Luciana, segundo quem a petista é candidata por articulação do ¿operador do mensalão José Dirceu¿. Maria do Rosário defendeu-se dizendo que tem a seu lado Olívio Dutra e Tarso Genro, pai da adversária.