Título: Em Salvador, último debate foca no apoio de Lula
Autor: Lacerda, Ângela
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/10/2008, Nacional, p. A18

O último debate do primeiro turno das eleições municipais em Salvador (BA), transmitido anteontem pela TV Bahia, afiliada da Rede Globo, teve dois momentos distintos - e em nenhum o foco recaiu sobre propostas e projetos concretos.

Na primeira metade, a tônica da campanha na cidade foi mantida, com perguntas e respostas focadas no apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos candidatos Walter Pinheiro (PT) e João Henrique Carneiro (PMDB) - prefeito e candidato à reeleição.

Carneiro lançou o tema, em uma pergunta a Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM). Quis saber o que ele achava de a propaganda de Pinheiro ter feito montagens dando a impressão de que ele e Lula dividiram palanques na campanha - o que não ocorreu. Tudo para, na réplica, o prefeito falar de ¿parceria de verdade¿ com Lula.

Depois foi a vez de ACM Neto perguntar a Pinheiro se o presidente e o governador Jaques Wagner, também do PT, boicotariam um eventual governo de algum candidato não-petista. ¿Não seria um boicote, mas um bloqueio de canais.¿

Na segunda metade do debate, o foco foi a atual administração municipal, comandada por Carneiro - que, segundo pesquisa Datafolha, divulgada quarta-feira, está com 25% das intenções, empatado tecnicamente com ACM Neto, com 24%, e Pinheiro, com 22%. Antonio Imbassahy, do PSDB, tem 14%, e Hilton Coelho, 4%.

Mereceram críticas dos adversários o Plano Diretor, aprovado às pressas no fim do ano passado, a administração do sistema de saúde e o déficit habitacional.