Título: Soninha esquece promessa e PPS anuncia apoio a Kassab
Autor: AlmeidaRoberto
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/10/2008, Nacional, p. A6
A Executiva Municipal do PPS, partido da candidata derrotada à Prefeitura de São Paulo Soninha Francine, definiu ontem apoio a Gilberto Kassab (DEM) para o segundo turno. De acordo com o presidente municipal do partido, Carlos Fernandes, a negociação foi ¿programática¿. Soninha propôs que Guilherme Afif Domingos, coordenador do plano de governo de Kassab, se comprometesse com diversas de suas propostas caso ele seja eleito. Foram aceitas sem ressalvas.
Em nota, o PPS agradeceu os votos dados a Soninha e disse que estará junto com o prefeito no 2º turno por entender que ¿essa é a melhor opção pela cidade¿. Segundo o comando de campanha de Soninha, ela cumprirá ¿100%¿ a posição do partido, o que contradiz suas declarações durante e após o período eleitoral.
Soninha, que dissera reiteradamente que não apoiaria nenhum candidato no segundo turno, só não subirá no palanque ao lado de Kassab por ¿opção pessoal¿. ¿Não tem crise com o partido. Não vou ser obrigada a apoiar o Kassab. Eles entendem perfeitamente. Mas não é uma posição de neutralidade. Eu concordo que o partido esteja em oposição a Marta¿, afirmou.
A candidata derrotada ainda elegeu como foco de atuação o segundo turno no Rio. Ela já demonstrou interesse em participar da campanha de Fernando Gabeira (PV). ¿Eu quero estar lá. Quero testemunhar.¿
Ontem, no final da tarde, Fernandes e militantes do PPS já estavam em campanha por Kassab, integrados a um de seus comitês. ¿Nós vamos convocar a militância e nossos candidatos a vereador. Eleitos e não eleitos¿, declarou.
O apoio a Marta Suplicy (PT) fora descartado desde o início das eleições. Soninha havia dito que não trabalharia por Marta por ter rompido com o partido em seu primeiro ano de mandato como vereadora. O PPS afirma ¿discordar dos rumos, dos métodos e das práticas petistas de governar¿.
COBRANÇA
A ¿interferência¿ de Soninha no plano de governo kassabista fez com que fossem inseridas propostas em todos os níveis da gestão. Os termos que concretizaram o apoio passam por transporte, saúde, educação, assistência social e plano de carreira para servidores.
Ela deverá cobrar de um possível segundo mandato a despoluição de todos os córregos, a inclusão de ¿História e Cultura Afro-Brasileira¿ no currículo escolar e a criação de ao menos um Centro Cultural da Juventude (CCJ) em cada região da cidade. ¿Se ele cumprir aquilo tudo, terá todo meu apoio. Se não cumprir, `tomará um pau¿¿, disse Soninha.