Título: Pesquisa mostra prefeito 17 pontos à frente da rival
Autor: Bramatti, Daniel
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/10/2008, Nacional, p. A7

A primeira pesquisa de intenção de voto no segundo turno da eleição em São Paulo, feita pelo instituto Datafolha, mostrou o prefeito Gilberto Kassab (DEM) com 54% das preferências e a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) 17 pontos porcentuais atrás, com 37%. A pesquisa revela ainda que Marta tem o apoio de menos da metade dos paulistanos que aprovam o governo Luiz Inácio Lula da Silva.

A gestão do presidente é ótima ou boa na opinião da maioria (53%) dos moradores da capital. Desse contingente, 48% pretendem votar na candidata do PT e 45% optam por Kassab, segundo o Datafolha.

Os dados indicam que a petista não esgotou seu potencial de crescimento entre os simpatizantes de Lula. Mas o peso do presidente na eleição municipal é limitado, de acordo com o levantamento. Dois terços dos entrevistados disseram que, na definição do voto, seria indiferente o apoio de Lula a um dos candidatos.

Uma das marcas da campanha da ex-prefeita foi a tentativa de associar sua imagem à de Lula. Já Kassab procurou mostrar-se como parceiro do governador José Serra (PSDB). A parcela dos entrevistados que aprova a gestão de Serra é menor (42%), porém muito mais afinada em termos eleitorais: nada menos que 70% querem a reeleição do prefeito e 23% se inclinam por Marta.

ONDA

No primeiro turno, a vantagem de Kassab sobre a petista foi inferior a um ponto porcentual (33,61% contra 32,79%). Levando-se em conta o número de votos válidos em São Paulo, a pesquisa indica que, desde o último domingo, o prefeito conquistou 1,3 milhão de novos eleitores. Já Marta agregou apenas 270 mil pessoas a seu eleitorado.

Kassab teria hoje cerca de 1,1 milhão de votos a mais do que a adversária, em um universo de 6,4 milhões. Para vencer, portanto, a petista precisa convencer 550 mil paulistanos a mudar de lado.

O prefeito tem o apoio de 74% dos eleitores que disseram ter votado em Geraldo Alckmin (PSDB) no primeiro turno, contra 13% que se inclinam por Marta.

A ¿onda Kassab¿ tem inflado também a aprovação à gestão do prefeito. Em apenas oito dias, sem que nada tenha mudado na prefeitura, saltou de 49% para 61% a parcela dos paulistanos que consideram a administração ótima ou boa. O Datafolha ouviu 1.906 eleitores nos dias 7 e 8. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número 03700108-SPPE.