Título: Brasileiro relata pânico na ilha por causa da crise
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/10/2008, Internacional, p. B8

Pedro Ziviani, de Minas Gerais, chegou à Islândia há quase dois anos e revela que a população vive momentos de tensão diante da crise no país. ¿O clima está pesado¿, contou. Pedro é um dos 70 brasileiros que vive na ilha. Foi trabalhar numa empresa de informática, um dos setores de ponta do país, especialmente nos últimos dez anos. Ele conta que o país está em estado de choque e o medo do desemprego é grande.

¿As pessoas começaram a ir ao supermercado para fazer estoques de comida¿, relatou. ¿Na Islândia, todos os alimentos são importados e a crise deve fazer com que haja uma inflação importante.¿ Na ilha, apenas 0,07% das terras são aráveis.

A empresa do brasileiro emitiu um comunicado aos empregados para tentar acalmá-los e deixar claro que não tinham investimentos nos bancos. Mas admitiram que estão de olho nas companhias que tinham contratos com eles e podem falir.

¿Isto é um verdadeiro castelo de cartas: uma empresa pode estar bem, mas é só uma delas quebrar que várias podem ir junto¿, disse Ziviani. ¿Muita gente tem dívidas em dólar e a desvalorização da moeda local está fazendo com que percam dinheiro¿, explicou. ¿Há muita gente frustrada.¿