Título: DEM segue estilo do 1º turno
Autor: Scinocca, Ana Paula; Scarance, Guilherme
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/10/2008, Nacional, p. A4

Em time que está ganhando não se mexe. O bordão é antigo, mas não deixa de ser atualíssimo. Pelo menos para o quinteto de marqueteiros que assina a campanha publicitária do prefeito e candidato à reeleição pelo DEM, Gilberto Kassab. Sob o comando do jornalista Luiz Gonzalez - famoso por uma dezena de campanhas vitoriosas, sobretudo em parcerias com o PSDB -, os publicitários pretendem imprimir no segundo turno da disputa eleitoral em São Paulo o mesmo estilo utilizado na primeira etapa.

Ao lado da taxa de aprovação da gestão de Kassab, o marketing foi responsabilizado pelo fato de o prefeito ter terminado o primeiro round da disputa com Marta Suplicy (PT) em primeiro lugar.

¿Não tem mágica, nem mistério¿, garante Gonzalez, ao falar sobre a campanha no rádio e na TV do segundo turno, que volta a ser exibida hoje.

A fórmula utilizada por ele e pelos sócios da GW - Danilo Palásio, Marcelo Vaz, José Maria Santana e Woile Guimarães - é clássica. Eles compartilham da idéia de que o eleitor não gosta de ataques nem invenções mirabolantes.

O melhor, então, é a exibição de propostas e realizações. Tudo com pitada de ¿alegria¿. Daí o surgimento de jingle ¿Sorria!¿ na campanha de Kassab - um dos mais bem aceitos e comentados por telespectadores.

MASCOTE

De hoje até a reta final da campanha, os eleitores paulistanos voltarão a conviver com o ¿kassabinho¿, boneco que virou ¿mascote¿ da campanha do atual prefeito.

¿Quem fizer concurso de promessa vai se dar mal¿, aposta Gonzalez, espécie de ¿diretor da cena¿. Ao todo cerca de 300 pessoas integram o que o chefe chama de ¿time¿. Danilo e Marcelo são os principais criadores, sem os quais, garante Gonzalez, ele não faria campanhas políticas.

Discreto, o marqueteiro não gosta muito de holofotes. Sente-se confortável mesmo apenas nos bastidores. Respeitado, é capaz de convencer ¿políticos teimosos¿ das idéias mais viáveis no marketing eleitoral. Ele já trabalhou com o ex-governador Mário Covas e com José Serra, ambos tucanos, além de outros políticos.