Título: 84% afirmam que já decidiram voto e não vão mudar
Autor: Marchi, Carlos
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/10/2008, Nacional, p. A4

Um número expressivo de eleitores paulistanos já decidiu em definitivo o candidato em quem vai votar no segundo turno: 84% das pessoas dizem que não existe possibilidade de mudar o seu voto. Não é possível, no entanto, dizer com exatidão como esses 84% se distribuem entre os dois candidatos. E 13% afirmam que já se decidiram por um candidato, mas podem mudar o voto; 3% não sabem ainda em quem votar.

Mas o paulistano, a esta altura, acredita maciçamente que o futuro prefeito será Gilberto Kassab (DEM). Assim pensam 69% dos eleitores, enquanto 24% acham que Marta Suplicy (PT) será eleita no segundo turno. Durante toda a campanha do primeiro turno, os paulistanos consideraram Marta favorita para vencer a eleição. Na última pesquisa do primeiro turno, divulgada em 27 de setembro, 49% diziam que Marta venceria e apenas 21% apostavam em Kassab.

O grupamento com mais certeza de seu voto é o dos que têm ensino superior: nessa faixa, 88% das pessoas afirmam que não mudam mais sua decisão. Na faixa do ensino médio, o índice dos que estão com o voto definido cai para 82%. Já entre os que têm entre a 5ª e a 8ª séries do ensino fundamental, a certeza do voto é um pouco maior - 85%. E, entre os que têm até a 4ª série do ensino fundamental, 80% já se definiram e não pretendem mudar.

Da mesma forma, na tabulação das respostas por faixas de renda, os que ganham mais de 5 salários mínimos mostram certeza ampla: 89% já têm candidato e afirmam que não vão mudar. Entre os que ganham entre 2 e 5 salários mínimos, 81% se dizem plenamente definidos, a 12 dias do turno final. E entre os que pertencem ao grupo familiar que recebe até 2 salários mínimos mensais, a certeza atinge 82% dos eleitores.