Título: Lacerda busca munição para reverter diferença
Autor: Domingos, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/10/2008, Nacional, p. A8

A coordenação da campanha do candidato do PSB a prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, tenta reunir fatos que possam ajudar a reverter a vantagem de Leonardo Quintão (PMDB) no segundo turno. Pesquisa do Ibope mostrou o peemedebista 18 pontos à frente de Lacerda, apoiado pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo prefeito Fernando Pimentel (PT). A diferença já era esperada pelo socialista.

A equipe de Lacerda acredita que já conseguiu reverter o ¿viés de alta¿ de Quintão e aposta numa ¿terceira onda¿ (a primeira foi o crescimento do candidato do PSB), impulsionada por um trabalho de ¿desconstrução¿ da imagem do peemedebista, taxado de inexperiente. A tática foi adotada já na reta final do primeiro turno, quando Lacerda optou por um discurso mais agressivo. Mas, sem um fato novo, será difícil reverter, admite um dos coordenadores.

A campanha comemorou ontem a suspensão de liminar que proibia a transmissão de um vídeo no qual Quintão, em evento de campanha para seu pai, Sebastião Quintão (PMDB), em Ipatinga (MG), conclama a ¿chutar a bunda¿ dos petistas. O vídeo foi exibido no horário eleitoral segunda-feira. Mas Lacerda conseguiu reverter o efeito suspensivo.

No debate promovido ontem pelo jornal Folha de S. Paulo, Quintão evitou euforia sobre a pesquisa do Ibope. Lacerda, por sua vez, procurou demonstrar confiança em uma virada.