Título: Irmão de PC Farias é preso em Alagoas por fraude eleitoral
Autor: Rodrigues, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/10/2008, Nacional, p. A11

Cerca de 80 homens da Polícia Federal cumpriram ontem 6 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão em Maceió, Barra de Santo Antônio e Porto de Pedras, durante a Operação Voto Nulo. Entre os presos está o prefeito de Porto de Pedras, Rogério Farias (PPS). Ele foi reeleito nas eleições de 5 de outubro, mas é acusado de fraude eleitoral e deve ter o mandato cassado.

Segundo o superintendente substituto da PF em Alagoas, Nilton Ribeiro, o prefeito ficará preso na carceragem de Jaraguá. Ele explicou que operação teve como alvo o reduto eleitoral de Rogério, que é irmão de Paulo César Farias - tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Collor em 1989 e operador do chamado esquema PC, que morreu assassinado em junho de 1996.

¿Foram presas dez pessoas na manhã de domingo, dia 5 de outubro, antes das eleições, com vários títulos de eleitor e cédulas de identidade falsas para votar em Porto de Pedras. Nós aprofundamos as investigações e chegamos ao prefeito Rogério Farias, que seria beneficiado pelo esquema¿, afirmou o delegado. Ribeiro informou ainda que a polícia chegou a essas dez pessoas com base em denúncia anônima. ¿Elas foram recrutadas em Maceió para votar várias vezes com títulos eleitorais de eleitores mortos ou ausentes, que tinham domicílio eleitoral em Porto de Pedras¿, explicou.

JUIZ

Além de Rogério, foram presos o vereador Oséas Mendes de Lima, seu filho Oséas Mendes de Lima Junior, Tiago Fonseca Soares, Allison Delfino Silva e José Vanderlon de Oliveira Calado - funcionário do Cartório de Registro de Porto de Pedras. À noite o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), decretou a prisão do juiz do município, Rivoldo Sarmento, também acusado de participação na fraude. Familiares de Sarmento disseram ao TRE que ele vai se apresentar à PF. Em depoimento pela manhã, ele negara envolvimento na fraude.

Abordado pela imprensa ao chegar para exame de corpo de delito, Rogério Farias não quis falar sobre sua prisão. Seu advogado, José Fragoso, esteve na PF, mas também não quis dar declarações.