Título: PT encolhe e PSDB herda duas cadeiras na Câmara após 1º turno
Autor: Tomazela, José Maria
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/10/2008, Nacional, p. A12

O resultado das eleições municipais produzirá mudanças nos quadros do Legislativo federal. Com a saída dos 13 deputados que se elegeram para prefeito no primeiro turno e a posse dos suplentes, o PT vai perder duas cadeiras na Câmara. O partido elegeu três parlamentares para prefeito e tem apenas um suplente da própria legenda. A bancada cairá para 77 deputados.

A mudança resulta das coligações feitas na última eleição parlamentar. O petista Tarcísio Zimmermann, prefeito eleito de Novo Hamburgo (RS), cederá o mandato ao suplente Fernando Marroni, também do PT. Já os petistas Guilherme Menezes, eleito em Vitória da Conquista (BA), e Maria do Carmo Lara, em Betim (MG), serão substituídos na Câmara, respectivamente, por Uldurico Alves Pinto, do PMN, e Marcos Cerqueira Lima, do PMDB.

O PTB será o maior beneficiado: não elegeu candidato prefeito, mas três suplentes da sigla ganham as vagas de partidos coligados. São eles Eliseu Morais de Aguiar, que assume a vaga de B. Sá (PSB), eleito para a Prefeitura de Oeiras (PI); Paulo César Almeida, que substitui Sandro Matos, do PR, prefeito eleito de São João do Meriti (RJ), e Antonio Carlos Ramos, que ficará com o mandato do peemedebista Cristiano Matheus, eleito em Marechal Deodoro (AL). O partido passa a ter 22 deputados. O PR ficará com dois deputados a menos: além de Matos, elegeu Jusmari Oliveira para a Prefeitura de Barreiras (BA) e não terá suplente do partido. A vaga de Jusmari ficará com Márcio Carlos Marinho, do PL, conforme a planilha da Câmara.

O PMDB mantém 94 postos. O deputado Cezar Schirmer, que venceu a disputa em Santa Maria (RS), será substituído por outro peemedebista, Osvaldo Biolchi. No PDT, Reinaldo Nogueira deixará em seu lugar João Herrmann Neto, do mesmo partido, quando assumir a Prefeitura de Indaiatuba (SP).

O PSB perde uma das 30 cadeiras, pois elegeu Djalma Berger em São José (SC) e o suplente, Paulo Bauer, é do PSDB. Bauer é secretário de Educação em Santa Catarina e toma posse se optar pelo Legislativo. Será uma cadeira a mais para os tucanos que já dispõem de 59 na Câmara. Também foi eleito em Imperatriz (MA) o deputado Sebastião Madeira, mas o suplente é outro tucano, José Vieira Lins. O PC do B elegeu Renildo Calheiros prefeito em Olinda (PE) e cede a vaga na Câmara a Silvio Serafim Costa, do PMN.

O DEM manterá os 54 deputados. O paulista Silvinho Peccioli assume a Prefeitura de Santana de Parnaíba (SP) e deixa a vaga para o democrata Jorge Maluly. A confirmação desse quadro depende da aceitação dos suplentes quando forem convocados para a posse.

SEGUNDO TURNO

Pode haver mais mudança com o resultado do segundo turno. Ao todo, 93 deputados disputaram as eleições; 10 estão no segundo turno para prefeito e 4 para vice. No Senado, não houve alteração. Os três senadores que disputaram as eleições municipais foram derrotados: Marcelo Crivella (PRB-RJ) no Rio; Patrícia Saboya (PSB-CE) em Fortaleza e Almeida Lima (PMDB-SE) em Aracaju.