Título: Lula aproveita viagem para visitar Mandela
Autor: Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/10/2008, Economia, p. B4

Em um dia de conversas tensas por telefone sobre a crise e reuniões políticas com autoridades e empresários africanos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a viagem a Moçambique para um encontro de 30 minutos com o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, de 90 anos. O líder negro da luta contra o apartheid e prêmio Nobel da Paz de 1993 recebeu Lula na mansão em estilo moderno onde vive com a mulher, Graça Machel, num bairro nobre de Maputo. Com segurança reforçada, a residência é cercada por um muro alto e pés de mangueiras.

Mandela chegou à porta da casa de bengala e com ajuda do presidente brasileiro e da mulher, uma moçambicana que foi casada com Samora Machel, herói da independência de Moçambique. ¿Estou muito honrado em receber o presidente (Lula), pois na minha idade, eu estaria cavando minha cova¿, afirmou Mandela. ¿Na minha idade não recebo mais presidentes¿, completou. Recuperando-se de um problema no joelho, ele ainda brincou ao dizer que, se os fotógrafos quisessem, poderia até sentar no chão.

Lula não escondeu a emoção e o entusiasmo de visitar o líder sul-africano. ¿Mandela está bem pra caramba, muito lúcido¿, avaliou o presidente. ¿É emocionante, eu confesso que têm duas figuras que fizeram gestos que marcaram minha vida. O Mandela foi uma, o Fidel (Castro) foi outra.¿

O presidente contou que foi recebido em 1992 por Mandela em Havana e, em 1994, em Pretória, quando disputava a presidência. ¿Meus adversários queriam falar com ele, mas só eu fui recebido¿, lembrou. ¿O Mandela será sempre o grande presidente negro do continente africano.¿ Por exigências de Graça Machel, só Lula, o embaixador brasileiro em Moçambique, Antonio José de Souza, e o tradutor Sérgio Ferreira entraram na residência. Os ministros que integravam a comitiva não foram.