Título: BC discute trava no crédito com grandes bancos
Autor: Nakagawa, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/10/2008, Economia, p. B3
Reunião também teria tratado da falta de reais no mercado, que tem prejudicado pequenas instituições
Fernando Nakagawa
Representantes de bancos se reuniram com funcionários do Banco Central na tarde de ontem em São Paulo para tratar, entre outros temas, da falta de linhas de crédito para o comércio exterior. Os presentes no encontro não confirmam, mas a falta de reais no mercado brasileiro também teria sido debatida na reunião, que contou, apenas, com a presença de tesoureiros dos grandes bancos que operam no País.
Oficialmente, o encontro teve como tema principal a escassez de financiamento para os exportadores, segundo a assessoria de imprensa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
Na reunião, que ocorreu na sede do Banco Central em São Paulo, teriam sido debatidas formas de aumentar a oferta desse tipo de crédito, que tem apresentado forte redução nas últimas semanas em meio à piora da crise financeira internacional. O BC se limitou a confirmar a realização do encontro, sem dar detalhes.
As duas partes não informaram quais bancos participaram da reunião. Segundo fontes do BC, a reunião foi feita a pedido da Comissão de Operações de Tesouraria da Febraban. Portanto, contou apenas com integrantes dessa comissão.
Febraban e BC não confirmam, mas a falta de liquidez observada no mercado brasileiro também teria sido debatida no encontro.
Com o agravamento da crise nos últimos dias, as instituições de grande porte - exatamente as presentes ao encontro - têm preferido manter os recursos disponíveis em títulos públicos federais no BC a emprestar para famílias e empresas.
A situação tem preocupado o BC porque instituições de menor porte não têm conseguido captar dinheiro no mercado de forma adequada: há falta de recursos, e os recursos disponíveis estão mais caros.
A outra alternativa, que seria o mercado externo, está praticamente fechada para bancos brasileiros desde o agravamento da crise em meados de setembro. Para tentar amenizar essa situação, o próprio BC tomou diversas medidas nos últimos dias com o objetivo de aumentar a oferta de dinheiro no mercado brasileiro.