Título: Jovem instruído da zona sul, o eleitor típico de Gabeira
Autor: Thomé, Clarissa
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/10/2008, Nacional, p. A11

Guilherme Chuaire tem 20 anos e estuda psicologia na PUC - na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Alfabetizou-se nos Estados Unidos, onde morou por quatro anos, enquanto o pai, geólogo da Petrobrás, fazia doutorado. De volta ao Rio, fez o ensino fundamental no Colégio Pedro II, escola federal bem conceituada. Mas preferiu cursar o ensino médio numa instituição particular, por achar que seria mais bem preparado para o vestibular.

Chuaire freqüenta a zona sul - a faculdade é na Gávea, o estágio no Jardim Botânico e a namorada mora na Lagoa -, mas vota na Tijuca, zona norte, onde vive com o pai. Nessa região, Fernando Gabeira (PV) teve 45% dos votos e venceu Eduardo Paes (PMDB). O estudante da PUC se alinha com o perfil identificado a partir da pesquisa Ibope entre os que votam no candidato verde: Gabeira tem maioria entre os homens, os eleitores entre 16 e 29 anos, os que têm ensino superior e os votantes de renda familiar acima de cinco salários mínimos.

O rapaz já vinha acompanhando a trajetória política de Gabeira e se identificava com algumas propostas, como a defesa da descriminalização da maconha. Se, no primeiro turno, viu no candidato o nome ideal para barrar as pretensões do senador Marcelo Crivella (PRB) de chegar à prefeitura, ao longo da campanha convenceu-se de que Gabeira tinha ¿mais condições de fazer um bom mandato¿.

¿Um dos fatores decisivos para eu tomar a decisão foi ele não ter vendido cargos. Ele sempre se prendeu à ideologia dele de que ia conseguir chegar ao segundo turno sem precisar fazer concessões. Além disso, ele tem uma visão humanista de governo. É diferente dos outros candidatos, que têm visão oportunista¿, afirma.

O rapaz deixou de votar para presidente porque não tirou título a tempo, mas seria eleitor de Geraldo Alckmin (PSDB). ¿O Lula desmoralizou todos os setores - Executivo, Judiciário e o Legislativo¿, comenta Chuaire, para quem ¿o Rio de Cesar Maia é muito ruim¿. A cidade, acrescenta, ¿cresceu por causa do Pan, não por causa da administração¿.

Chuaire aponta a saúde como prioridade para o próximo prefeito. ¿Um hospital público parece hospital de guerra. A maioria das pessoas que mora na zona sul, que não conhece, nunca foi a um hospital público, chega a tomar susto. É impressionante. O sistema de saúde do Rio é precário¿, avalia.

O estudante diz que o que mais lhe agrada na cidade ¿é o clima carioca¿. ¿Há solidariedade, astral positivo, sempre informal. E isso o Gabeira tem de diferente como candidato. Ele sabe lidar com esse jeito carioca de que o Rio gosta¿, afirma.