Título: Candidatos em Salvador estão empatados
Autor: Ogliari, Elder
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/10/2008, Nacional, p. A16

Os candidatos à Prefeitura de Salvador (BA) entram na última semana de campanha do segundo turno com mudanças de estratégia para atrair votos, sobretudo dos indecisos. Segundo pesquisa do Ibope encomendada pela TV Bahia, o atual prefeito, João Henrique Carneiro (PMDB), e seu adversário, Walter Pinheiro (PT), chegam à reta final empatados com 44% das intenções cada. Os indecisos são 4% e 8% vão votar em branco ou anular o voto.

Proibido de exibir imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua propaganda, João Henrique parece ter desistido da disputa pela amizade presidencial. Passou a criticar o PT e a defender conquistas de sua administração, como o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), duramente criticado pela oposição por supostamente atender a interesses do ramo imobiliário.

Nos últimos programas, tem batido na tecla de que seu governo melhorou depois de o partido adversário sair, em abril. Cita especificamente a Secretaria de Saúde, que era ocupada por indicação petista. Ele ainda tem usado o argumento de que, apesar de os sinais de sua parceria com o governo federal estarem em obras por toda a cidade, pode governar com independência dos governos federal e estadual - ambos do PT.

O afastamento de João Henrique da imagem de Lula e o apoio do DEM ao peemedebista no segundo turno abriram caminho para Pinheiro alardear que a ¿verdadeira aliança¿ do presidente é com ele. Como Lula não apareceu em Salvador nem mandou mensagem de apoio para não criar atrito com o PMDB, a coordenação de campanha faz malabarismo para deixar claro, sobretudo na propaganda televisiva, que o candidato é formalmente apoiado pelo presidente.

A última tentativa foi uma colagem de trechos de depoimentos - a fala genérica de Lula de apoio aos candidatos do partido, usada em todo o País, uma do governador Wagner e outra de Pinheiro - na qual parece que um conclui a frase do outro, como se tudo tivesse sido ensaiado.

Além disso, a campanha petista passou a criticar duramente a administração do peemedebista, o que evitava até então. Frases diretas, como ¿Lula trabalha, João atrapalha¿ passaram a ser veiculadas diariamente em rádio e TV, em uma tentativa de mostrar que os recursos enviados pelo governo estão sendo mal empregados.

{TEXT}

9+

{HEADLINE}

ESTADOS

{TEXT}

O ministro do Superior Tribunal de Justiça Jorge Mussi concedeu liminar de soltura a Walter Tenan (PMDB), eleito à Prefeitura de Porecatu (PR). O empresário é acusado de receptação de mercadorias, formação de quadrilha e posse ilegal de munição proibida e estava preso desde 10 de setembro no Centro de Triagem, em Piraquara. Ele nega as acusações. Mussi entendeu que não há fatores concretos que indiquem a necessidade da prisão. O mérito do habeas corpus no STJ ainda será analisado pela Quinta Turma, que poderá manter ou revogar a liminar.

{HEADLINE}

Prefeito eleito deixa

prisão no Paraná

{HEADLINE}

INTERNET

{HEADLINE}

TSE alerta eleitores

para e-mail falso

{TEXT}

O Tribunal Superior Eleitoral alertou os eleitores sobre um e-mail falso que começou a circular na sexta-feira. A mensagem, em nome do tribunal, comunica uma suposta ausência como mesário e o conseqüente cancelamento de seu título de eleitor. O e-mail solicita o preenchimento de um formulário para ser encaminhado à Justiça Eleitoral. O TSE afirmou que não envia e-mails nem autoriza nenhuma outra instituição a fazê-lo em seu nome. O tribunal recomendou que a mensagem seja apagada imediatamente, pois pode conter vírus e infectar o computador.

{HEADLINE}

DEBATE

{HEADLINE}

Candidatos resolvem conflito de agenda{TEXT}

As assessorias dos candidatos João Henrique Carneiro (PMDB) e Walter Pinheiro (PT) confirmaram participação no debate da TV Aratu, retransmissora do SBT em Salvador, marcado para hoje, às 22h. A emissora havia entrado em conflito com a TV Itapoan, retransmissora da Rede Record, porque ambas marcaram o debate para o mesmo dia. Segundo as coordenações de campanha dos candidatos, a decisão foi tomada porque havia sido assinado um compromisso de participação de ambos no encontro da TV Aratu ainda durante o primeiro turno.

{HEADLINE}

JUSTIÇA ELEITORAL

{HEADLINE}

Presidentes de TREs

se reúnem em Brasília

{TEXT}

Os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais dos Estados em que haverá segundo turno se reúnem em Brasília amanhã para fazer um balanço do primeiro turno das eleições. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto, participa da reunião que terá início às 9h no Hotel Gran Bittar. Até 17h eles vão discutir as ocorrências em cada município, sugestões e preparativos para o segundo turno que ocorre no próximo domingo. Participam do encontro presidentes de 15 TREs, entre os quais o de São Paulo.