Título: Mais ricos dizem que vão manter as compras
Autor: Barbosa, Mariana
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/10/2008, Economia, p. B10
Apesar de reconhecer que a crise econômica se aproxima perigosamente do Brasil, o consumidor não faz por menos. Mantém a intenção de compra e de endividamento, segundo a pesquisa Pulso Brasil do empresa Ipsos.
Os últimos dados, referentes a setembro, mostram um nível de disposição de endividamento superior ao de agosto (122 pontos frente a 116), embora inferior ao de setembro de 2007 (135). A intenção de compra para o próximo mês está em alta.
Nas faixas de renda mais elevada, a tendência ainda é mais clara. O arquiteto Luís Renato Machado confirma a tendência ao lotar dois carrinhos com peças de decoração para seus clientes, na última quinta-feira, em São Paulo. ¿Em 1998, quando ocorreu a moratória da Rússia, recebi telefonemas da Europa cancelando meus serviços¿, recorda. ¿Desta vez, até fiquei de prontidão, mas nenhum dos seis projetos que estou tocando foram suspensos, ao contrário daquela época, em que vi oito trabalhos perdidos e ainda tive que apelar para o escambo para sobreviver no mercado.¿
As gaúchas Mirtes e Andrea de Souza, que carregavam sacolas com compras feitas na rua Oscar Freire, compartilham da sensação do arquiteto Machado. Sabem que há crise, não têm idéia da extensão do estrago, mas apostam que poderão passar incólumes por ela.
Para Luís Minoru, diretor do Ipsos, a principal razão para a população ainda não mudar seu comportamento frente às péssimas notícias veiculadas repetidamente na mídia, é que os efeitos do tsunami financeiro ainda não chegaram com clareza à economia real.
O impulso ao consumo que persiste no País é, na opinião do publicitário Eduardo Fischer, presidente do grupo Totalcom, um fator positivo e que poderá ajudar a adiar a entrada da economia em recessão. ¿Acabo de passar por Lisboa e Nova York. A sensação é de total apreensão, como se um furacão estivesse para chegar¿, conta. Aqui no Brasil, o movimento segue quase inalterado. Por enquanto.