Título: TIM Brasil muda e tenta deixar problemas para trás
Autor: Cruz, Renato
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/10/2008, Negócios, p. B17

Este não tem sido um bom ano para a TIM Brasil. No primeiro semestre, a empresa acumulou R$ 142 milhões em perdas. Em agosto, foi ultrapassada pela Claro como a segunda maior operadora de celulares do País. A situação fez com que a TIM tomasse uma série de medidas. Internamente, contratou uma consultoria para se reestruturar e trocou executivos. A operadora lançou serviços de telefonia fixa e de celular de terceira geração (3G). Os resultados, no entanto, ainda não apareceram nos balanços. A divulgação dos números do terceiro trimestre está marcada para 5 de novembro.

¿Na verdade, temos mais clientes que a Claro, se a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) levasse em conta os assinantes de telefonia fixa¿, afirmou o presidente da TIM Brasil, Mario Cesar Pereira de Araujo. Ele preferiu não dizer quantos clientes de telefonia fixa já tem, mas informou que o número deve ser divulgado com o novo balanço. A TIM tem uma licença de telefonia fixa e oferece o serviço com sua infra-estrutura de telefonia celular.

Em setembro, a TIM tinha 35,2 milhões de assinantes e a Claro, 35,6 milhões. ¿Nossa preocupação é mais com participação de receita do que com participação de mercado¿, disse Araujo. Mesmo assim, a TIM atraiu, no primeiro semestre, clientes que geram baixa receita, o que prejudicou seu faturamento médio por assinante. ¿Eles não abrem os números, mas talvez tenham tido uma perda maior de pós-pagos¿, disse Luciana Leocádio, chefe de análise da Ativa Corretora.

As expectativas do mercado são de números melhores no terceiro trimestre. O presidente da TIM preferiu não comentar, limitando-se a dizer que não poderia porque a operadora é uma empresa aberta. Araujo disse que vários fatos negativos, e não-recorrentes, aconteceram no primeiro trimestre.

A empresa teve um problema com seu canal de televendas, que levou a um aumento da provisão para devedores duvidosos. Ela ofereceu uma promoção agressiva, de ligações com minutos de R$ 0,07, que acabou afetando a receita. O lançamento dos serviços de terceira geração (3G) levaram mais tempo que o esperado para receber o sinal verde da Anatel.

¿A TIM tomou diversas medidas, mas ainda precisamos ver como elas se traduzem em números¿, afirmou a analista Beatriz Battelli, da Brascan Corretora. Ela apontou que, mesmo se houver uma melhora, existe dúvida se a empresa vai conseguir atingir as metas de resultado que traçou.

A TIM espera chegar ao fim do ano com uma margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) de 22%. No primeiro trimestre, o indicador ficou em 17,9% e, no segundo, em 20%.

PACOTES

Segundo Araujo, o lançamento do TIM Fixo veio da necessidade de enfrentar concorrentes que têm operações integradas, como a Oi e a Brasil Telecom. Outras empresas conseguem fazer pacotes de diversos serviços, oferecendo descontos para o usuário. ¿Com um serviço só, não tem como eu oferecer desconto¿, explicou.

A TIM tem um acordo com a Sky, empresa de TV paga via satélite, para incluir televisão no pacote. O presidente da operadora disse que não tem planos de pedir à Anatel uma licença de TV via satélite, como fizeram outras operadoras, como a Telefônica, a Embratel e a Oi. ¿Preferimos fazer parecerias¿, explicou.

O presidente da TIM apontou um fenômeno interessante no mercado de telecomunicações. ¿A gente costumava falar que o serviço de voz ia virar commodity, e que o dinheiro viria da comunicação de dados¿, disse Araujo. ¿Hoje, em São Paulo, o tráfego de dados já está igual ao de voz, mas a receita é muito mais baixa. O que dá dinheiro é o serviço de voz.¿

Ele admitiu que houve queda de qualidade no sinal da TIM no começo do ano, quando a empresa estava instalando sua rede 3G. ¿Temos 600 antenas em São Paulo e tivemos de fazer a transição sem desligar a rede¿, explicou Araujo, acrescentando que, agora, a qualidade já voltou ao normal.

SITUAÇÃO

Problemas: A empresa registrou prejuízo nos dois primeiros trimestres do ano, por causa do aumento da inadimplência, e perdeu, em agosto, o segundo lugar do mercado para a concorrente Claro

Medidas: A empresa contratou uma consultoria para promover o aumento da rentabilidade, segmentando melhor a sua atuação. A operadora também trocou seus diretores geral e financeiro

Diversificação: A TIM aposta nos serviços fixos para manter o cliente em sua base e para aumentar a receita por assinante. Com a terceira geração (3G), a empresa passou a brigar também pelo mercado de banda larga. Ela compete com empresas que conseguem empacotar vários serviços e oferecer descontos