Título: Pesquisa mostra Kassab 16 pontos à frente de Marta
Autor: Bramatti, Daniel
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/10/2008, Nacional, p. A7
A ofensiva televisiva da campanha de Marta Suplicy (PT) contra o prefeito Gilberto Kassab (DEM) não mudou o quadro eleitoral em São Paulo, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem à noite. Kassab tem 53% das intenções de voto, e Marta, 37%, afirma o instituto.
No levantamento anterior do Datafolha, feito nos dias 7 e 8 de outubro, o candidato do DEM tinha 54% das preferências, e a petista contava com os mesmos 37%. A vantagem do prefeito, que era de 17 pontos porcentuais, oscilou para 16 - uma variação que se encontra dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Se forem excluídos os votos nulos e em branco, além dos eleitores indecisos, Kassab tem 59% e Marta, 41% - índices idênticos aos registrados no levantamento anterior.
No primeiro turno da eleição, no último dia 5, Kassab ficou à frente de Marta por uma margem mínima: 33,61% a 32,79% dos votos válidos.
MIGRAÇÕES
A pesquisa do Datafolha, divulgada ontem no programa SPTV, da TV Globo, indica que, desde o dia 5, o prefeito conquistou 1,6 milhão de novos eleitores. Já Marta agregou apenas 520 mil pessoas ao eleitorado que conquistou na primeira etapa da corrida eleitoral.
Em números absolutos, Kassab teria hoje mais de 1,1 milhão de votos à frente da adversária, em um universo de 6,4 milhões de eleitores - não entram nessa conta os que votaram em branco ou nulo no primeiro turno.
Para ganhar a eleição no próximo dia 26, a petista precisa convencer 590 mil votantes a mudar de lado - na última semana, porém, a divisão do eleitorado entre os dois campos permaneceu igual.
ATAQUES
Entre a primeira pesquisa Datafolha, divulgada no dia 9, e a segunda, revelada ontem, o principal fato político da campanha foi a divulgação, pelo PT, de anúncios no horário eleitoral gratuito de televisão e rádio que questionavam a vida pessoal de Kassab.
Nas peças publicitárias, exibidas no último domingo e na segunda-feira, um locutor pergunta aos eleitores se sabem se Kassab ¿é casado¿ e se ¿tem filhos¿. O teor da propaganda provocou protestos até no próprio PT.
Além disso, a Justiça Eleitoral concedeu direito de resposta ao DEM, deixando Marta com menos tempo no rádio e na TV na reta final da campanha, justamente quando precisa de mais munição para tentar virar o jogo.
No início da semana, enquanto a candidata petista procurava se explicar, negando que houvesse tom preconceituoso nos anúncios, seu adversário cortejava o eleitorado tucano.
Na terça-feira, Kassab promoveu um evento conjunto com Geraldo Alckmin (PSDB), terceiro colocado na disputa no primeiro turno.
Na quinta, o prefeito apareceu em público com o governador José Serra (PSDB), em evento em que anunciou a liberação de quase R$ 200 milhões em recursos municipais para o metrô - o que gerou, do lado petista, acusações de uso da máquina pública e até um pedido de cassação da candidatura.
Alckmin, depois de atacar Kassab no primeiro turno, mudou o discurso e abraçou a campanha do ex-rival. Logo depois da eleição, Marta telefonou para o tucano e fez comentários elogiosos sobre ele, na tentativa de angariar a simpatia dos que votaram no PSDB. Mas a maioria dos eleitores alckmistas migrou para Kassab, como mostram as últimas pesquisas.
Levantamento do Ibope divulgado na última quarta-feira mostrou o prefeito liderando a corrida eleitoral com 51%. Sua adversária tinha 39%. A pesquisa, contratada pelo Estado e pela TV Globo, tinha margem de erro de três pontos porcentuais para mais ou para menos.
Com o eleitorado tucano voltado para o adversário, Marta tem como derradeiro recurso investir no segmento que simpatiza com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, ao mesmo tempo, tende a votar em Kassab.
A pesquisa divulgada pelo Datafolha no dia 9 mostrou que 53% dos moradores de São Paulo consideram a gestão do presidente ótima ou boa. E esse contingente estava dividido em relação ao segundo turno: 48% pretendiam votar na candidata do PT e 45% optavam pela reeleição de Kassab. Em uma nova tentativa de unir os simpatizantes de Lula em torno de Marta, o PT promove hoje em São Paulo um evento conjunto da candidata com o presidente.
O levantamento do Datafolha divulgado ontem foi contratado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. O instituto ouviu 1.979 eleitores da capital entre os dias 16 e 17. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o número 04000108-SPPE.