Título: Diretores deixam Senado, famílias ficam
Autor: CostaRosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/10/2008, Nacional, p. A16

Cerca de dez diretores e chefes de gabinete do Senado optaram por abandonar os cobiçados postos para manter parentes empregados em cargos comissionados do Senado. A estratégia vem sendo adotada desde o início do mês, mas só ontem foi ¿oficializada¿, com a publicação no Boletim de Pessoal da Casa, de parte do levantamento sobre servidores efetivos com cargos de chefia que têm parentes em cargos comissionados.

Nessa primeira leva, aparecem três diretores e dois chefes de gabinete. O boletim traz ainda 23 exonerações de cargos de confiança, entre elas a da cunhada do diretor-geral, Agaciel Maia; a da mulher e de mais um filho do diretor de Recursos Humanos, João Carlos Zoghbi, e a das duas filhas e do cunhado da secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra. Uma nova relação será publicada na segunda-feira, segundo a Secretaria de Comunicação Social do Senado.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), reiterou ontem que a súmula antinepotismo do Supremo Tribunal Federal (STF) será cumprida na íntegra. ¿Nós vamos fazer as exonerações que forem necessárias, aquelas que estiverem incidindo na proibição da súmula¿, afirmou.

Sobre a tática de dispensar cargos de direção para escapar da súmula, técnicos do Senado alegam que não há como impedir o procedimento. O chefe de gabinete de Garibaldi, Florian Madruga, fez essa opção para não prejudicar o sobrinho João Paulo Madruga, convidado pelo próprio Garibaldi para assessorá-lo, no início do mandato.

Outra dispensa, que não compromete os senadores-irmãos Álvaro Dias (PSDB-PR) e Osmar Dias (PDT-PR), é de Valéria Fernandes Dias, sobrinha de ambos, mas cuja contratação está ligada a seu marido, o presidente da Funasa, Danilo Forte, e não aos tios.

Até agora, foram demitidos 43 parentes de senadores. Por não ter sido ainda publicado, o número não conta as exonerações a pedido, ¿em caráter irrevogável¿, da filha e da cunhada do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA). Maria Teresa Rodrigues Lima e Janaína Cafeteira Afonso divulgaram ontem uma carta anunciando a decisão, em resposta ao que entendem ser ¿uma avalanche de notícias infundadas e distorções como se o senador Cafeteira pretendesse burlar ou fugir do rigor da lei¿. Referiam-se a notícias sobre a consulta feita pelo senador para manter ambas no Senado sob a alegação de que foram contratadas antes de ele assumir o atual mandato - elas haviam sido contratadas por ele em seu mandato anterior.

O boletim de ontem traz, entre outras, a exoneração do sobrinho do senador Valter Pereira (PMDB-MS), Flávio Pereira de Carvalho, e a de dois filhos da chefe de gabinete do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Patrick Bentim Rosa e Igor Bentim Rosa.