Título: Europa vai liderar nova ordem
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/10/2008, economia, p. B10
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, voltou a defender ontem a ¿refundação do sistema financeiro internacional¿ e confirmou que a primeira Cúpula do G7 (sete países mais ricos do mundo) mais o G4 (Brasil, Rússia, Índia e China) para tratar da revisão do acordo de Bretton Woods ocorrerá nos arredores de Washington, em 15 de novembro.
Nessa reunião, diz o francês, a Europa deve se mostrar ¿proativa¿, disposta a liderar a economia globalizada. ¿A nova ordem mundial se estabelecerá em torno das proposições da Europa.¿ Presidente em exercício da União Européia, Sarkozy também faz planos, de acordo com o jornal Le Monde, para prosseguir à frente do bloco após o fim do seu mandato, em 31 de dezembro. A presidência rotativa da UE passará ao presidente da República Checa, o ¿eurocético¿ Václav Klaus. A seguir, seria a vez da presidência sueca, país que não integra a zona euro. Pelo raciocínio da França, ao longo de um ano a UE teria um principal líder enfraquecido.
A alternativa seria criar uma presidência eletiva do Eurogrupo, conjunto de 15 países que adotam o euro. ¿Já me disseram que eu vou rápido demais. Mas em relação à velocidade das mudanças, não estamos tão rápidos.¿ O cargo almejado pelo francês é exercido pelo atual primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker.