Título: Centenas de fundos hedge vão virar pó, diz Roubini
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/10/2008, economia, p. B10
O professor Nouriel Roubini, da Escola de Negócios Stern, da Universidade de Nova York, disse que centenas de fundos hedge (os mais arriscados do mercado) deverão falir e as autoridades poderão ter de fechar os mercados financeiros por uma semana, senão mais, à medida que a crise force os investidores a desovar ativos.
¿Alcançamos uma situação de puro pânico¿, disse ele, durante a conferência Hedge 2008. ¿ Haverá uma desova maciça de ativos e centenas de fundos hedge vão virar pó.¿ Roubini é um dos economistas cujo prestígio cresceu fortemente durante a crise, pois foi um dos únicos - talvez o único - a prevê-la com a intensidade que acabou alcançando.
Para o Roubini, ¿o risco sistêmico tornou-se cada vez maior¿. ¿Não se surpreendam se os formuladores de políticas precisarem fechar os mercados por uma semana ou duas, nos próximos dias¿, afirmou.
De acordo com o jornal Daily Telegraph, Roubini também reafirmou suas declarações anteriores de que ¿é o começo do declínio do império financeiro americano¿. ¿A Grande Depressão terminou em uma grande guerra. Espero que isso não venha a acontecer, mas a situação está bastante feia agora¿, observou.
Para ele, as turbulências envolvendo questões como comércio, câmbio e dívida provavelmente vão provocar tensões geopolíticas entre o mundo ocidental e superpotências emergentes, como Rússia e China.