Título: Seqüestrado foge das Farc depois de 8 anos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/10/2008, Internacional, p. A9

O ex-deputado do Partido Conservador Óscar Tulio Lizcano, seqüestrado há oito anos pela guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), foi resgatado ontem pelo Exército numa região de selva do Departamento (Estado) de Chocó, no noroeste do país.

Lizcano fugiu há três dias do local do cativeiro e caminhou pela selva até ser encontrado ontem pelos militares colombianos. Com ele, desertou também um guerrilheiro das Farc identificado como Saza, que ganhará asilo na França, além de uma recompensa em dinheiro. Outros oito guerrilheiros foram mortos e seis capturados pelo Exército, no mais duro golpe contra as Farc desde a libertação da ex-senadora franco-colombiana Ingrid Betancourt, e de outros 14 seqüestrados, há três meses.

A família do ex-deputado, de 61 anos, comemorou a libertação, mas mostrou-se preocupada com seu estado de saúde. ¿Estão dando soro a ele¿, disse o filho, Mauricio Lizcano, a uma rádio local. ¿Foram oito anos de muito sofrimento¿, disse, soluçando, a esposa, Martha de Lizcano.

¿Vocês devem compreender minha falta de coerência por falta do exercício da palavra porque não podia me comunicar com nenhum dos guerrilheiros que me custodiava¿, foram as primeira palavras do ex-deputado. Lizcano fazia parte de um grupo de 28 seqüestrados que as Farc esperavam trocar por 500 guerrilheiros detidos. Em sua última mensagem pública, o ex-congressista havia pedido que o presidente Álvaro Uribe não insistisse em buscar uma vitória militar para libertar os seqüestrados.