Título: Para Fernando Henrique, BC ganhou poderes demais
Autor: Domingos, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/10/2008, Economia & Negócios, p. B1
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou a atuação do governo federal diante da crise financeira mundial. Na avaliação dele, o Banco Central (BC) ganhou poderes demais. ¿É um arbítrio muito grande, para fazer o que quiser, com quem quiser. Isso pode levar a protecionismo, temos de ficar de olho¿, disse FHC, ao comentar a medida provisória que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprarem instituições financeiras em dificuldade.
¿O governo pode comprar o que quiser, até imobiliárias. Uma coisa é socorrer via mecanismo financeiro, outra é se associar a essa empresa. Mas qual é o critério? Isso tudo tem de ser explícito, se não pode haver suspeita¿, criticou ele.
Ao votar ontem no Colégio Sion, em Higienópolis, FHC também se disse contrário ao fundo soberano, que o governo pretende criar com o dinheiro proveniente da exploração de petróleo na camada pré-sal. ¿Não é o momento para isso, temos de ter equilíbrio. O governo está inventando balão de ensaio.¿ Para o ex-presidente, o governo já devia ter cortado gastos por causa da crise mundial. ¿Há duas semanas, deram aumento e contrataram mais gente. Imaginaram uma situação rosa.¿
Apesar das críticas, FHC afirmou que o PSDB deve apoiar o governo na adoção de medidas estruturais que ajudem a economia do País a ficar mais resistente à crise financeira internacional. ¿A crise está aí, apesar da propaganda oficial de que não chegará até nós. Está chegando. O PSDB tem de agir com responsabilidade. Crise é crise e afeta a todos, não só um pedaço do Brasil.¿
Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, FHC está torcendo contra o Brasil no enfrentamento da crise global. ¿Eu lamento que ele esteja torcendo para que a crise cause aqui o estrago que está causando nos Estados Unidos¿, disse Lula, após votar, em São Bernardo do Campo.
A fala de Lula foi uma resposta a entrevista de Fernando Henrique à revista Época, segundo a qual o presidente ¿engana¿ a população brasileira ao dizer que no Brasil a crise não será tão grave quanto nos Estados Unidos (Lula ainda não sabia que Fernando Henrique havia repetido o discurso ontem após votar, em São Paulo).
¿A verdade é que não teria nenhuma razão para o Brasil ser vítima de uma crise, uma vez que não temos nenhuma empresa no subprime e temos reservas e o compulsório para irrigar o crédito do País¿, afirmou Lula. E completou: ¿Obviamente que eu lamento profundamente que algumas pessoas estejam torcendo para o Brasil não dar certo¿.
FRASES
Fernando Henrique Cardoso Ex-presidente
¿A crise está aí, apesar da propaganda oficial de que não chegará ao País¿
Luiz Inácio Lula da Silva Presidente da República
¿Eu lamento que ele (FHC) esteja torcendo para que a crise cause aqui o que está causando nos Estados Unidos¿